2015/08/20

Sistema de encaixe magnético do Project Ara não resiste a quedas


O recente anúncio de que o Project Ara afinal já não irá ser lançado este ano fez temer o pior, e agora vão surgindo mais indicações dos motivos que poderão estar por trás desta decisão: como a aparente facilidade com que este smartphone modular se desfaz em mil pedaços em caso de queda.

Um tweet da conta oficial do projecto revelou que o Ara terá que dizer adeus ao seu engenhoso sistema de encaixe magnético, que permitia a fácil remoção e encaixe dos módulos. Aparentemente, o facto de ser engenhoso não garantia que o mesmo resistisse a uma simples queda, fazendo com que os módulos fossem projectados em todas as direcções (imagem aquilo que frequentemente acontecia com os telemóveis quando caíam, com a tampa e bateria a voarem... mas multiplicado por uma dezena de peças.)

Actualização: afinal os responsáveis dizem que não passou de uma piada, mas que estão a trabalhar num sistema que funcionará melhor.


A situação torna-se mais preocupante por ser algo que aparentemente só terá sido detectada numa altura em que supostamente já deveria estar prestes a começar a fase piloto, com modelos quase-finais a chegarem às mãos dos grupos de testes - e complica-se ainda mais por, de momento, os responsáveis não parecerem ter qualquer ideia de como superar o problema, a não ser que terão que "arranjar outra forma".

Por um lado, penso que os apoiantes deste projecto não se importariam de viver com um smartphone que se desfizesse estilo LEGO quando caísse (afinal, os smartphones não foram feitos para cair, certo?) mas por outro lado, não há como não imaginar uma situação em que uma queda no meio da rua poderia fazer o módulo da câmara (ou outro) voar em direcção a uma grelha de saneamento e desaparecer para sempre.

4 comentários:

  1. Consigo imaginar uma solução bastante simples: ao estilo do novo moto e, podia-se colocar uma moldura de encaixe em redor do telemóvel, sendo possível remover sempre que se pretende alterar o hardware. Mesmo que saltasse esta moldura durante alguma queda, os módulos não ficariam todos desmontados.

    ResponderEliminar
  2. Ou, simples parafusos... até ficava mais barato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui está simples e eficaz porquê complicar. Realmente este Gajos têm grandes ideias mas às vezes é necessário coisas bem básica que eles por vezes parecem não se lembrar, alguém que me explique porque não pode ser simples parafusos como o Tiago Almeida disse?

      Eliminar
  3. Mas barato ainda, coloca uma capa no telefone!!

    ResponderEliminar