2015/08/20

Thunderbolt 3 volta a mostrar-nos o futuro das placas gráficas externas


A ideia de se recorrer a uma placa gráfica externa não é nada de novo, mas graças às ligações cada vez mais velozes que se vai tendo com o USB 3.1 e - neste caso - o Thunderbolt 3, parece que isso finalmente se começa a tornar em algo que poderá ganhar tracção.

A Intel tem demonstrado o que o seu Thundebolt 3 pode fazer, mostrando "docking stations" que com uma única ligação Thunderbolt dão acesso a: 3 portas USB 3.0; 2 portas HDMI; 2 portas DisplayPort; ethernet gigabit; áudio; e uma AMD Radeon R9 M385, para compensar qualquer falta de desempenho gráfico que um pequeno portátil possa ter.

Mas se querem mesmo levar o desempenho gráfico a sério, também há caixas que permitem instalar uma qualquer placa gráfica de tamanho completo, e que passará a ficar acessível pelo computador a que a ligarmos. Isto seria a solução de sonho para grande parte dos jogadores, que pode preferir ter um portátil para levar consigo para todo o lado, mas que apreciaria ter desempenho extra quando chega a casa e liga o seu portátil a um eventual monitor 4K.

Infelizmente, por agora isto são apenas produtos de referência e não produtos finais prontos a serem vendidos - mas esperemos que com a popularização do Thunderbolt 3 dos novos chipsets da Intel, os fabricantes rapidamente tratem de resolver esse pormenor (e de preferência, a um custo que seja atractivo.)

4 comentários:

  1. N vejo utilidade nisto, uma pessoa que tenha um portatil de gaming quer jogar em qq lado e não andar com uma caixa atras com a gráfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A utilidade meu caro, é exatamente a que foi descrita pelo Carlos. Ter um portátil ultra leve, fino, com muita bateria, para transportar para todo o lado. Estes portáteis tendem a ter gráficas fracas. Em casa, podemos ter um monitor 4k e uma geforce titan. Nenhum equipamento portátil se compara a tal.

      Pessoalmente acho uma ideia interessante.

      Eliminar
    2. A utilidade, é por exemplo no meu caso, poder contar com as 12 horas de autonomia do meu Macbook Air num computador que pesa 1,35Kg e poder jogar seja o que for sem grandes sufocos.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar