2015/08/24

Windows 95 faz 20 anos


Se dúvidas houvesse de que o tempo passa a voar, que tal referirmos que o célebre Windows 95 foi lançado neste mesmo dia há precisamente 20 anos?

São 20 anos que fazem com que, para muitas pessoas, o Windows seja algo que sempre existiu desde que nasceram, e que acaba por ser também um sinal de que... por muito que as coisas mudem, acabam também por ficar na mesma. Tirando alguns aspectos, podemos dizer que as mudanças que tem havido desde então não são assim tão significativas, como provavelmente se desejariam.

Quando o Windows 95 chegou, chegou com toda a pompa e circunstância, marcando o momento em que o Windows passava a ser um sistema operativo a sério, em vez de se limitar a ser um interface que corria em cima do MS-DOS como acontecia com os Windows anteriores (embora o MS-DOS ainda tivesse grande influência neste sistema).


Mas com ele chegavam também novidades muito desejadas, com coisas como o "plug-and-play" que prometia simplificar a instalação de novo hardware (alguém ainda se lembrará dos tempos em que tinha que andar a atribuir IRQs e canais DMA às placas de som... e rezar para que não entrassem em conflito com qualquer outra coisa?), vídeo melhorado, simplificação da ligação à internet (via modems, pois claro), e um multitasking melhorado que permitiria correr todos os programas que se desejassem


No meu caso... e em era pré-internet, foi suficiente para justificar um agrupamento em casa de um amigo, para acompanhar atentamente a instalação do primeiro Windows 95 num computador, e ficar maravilhado com tudo isso. Embora permanecessem também alguns receios... nomeadamente, como iriam funcionar os jogos que até aí se tinham dedicado a espremer o máximo do MS-DOS (e dos nada nostálgicos limites da memória abaixo dos 640KB, e dos CONFIG.SYS e AUTOEXEC.BAT afinados para jogos ou trabalho.)


Ainda assim... digam-me lá se ao se olhar para este Windows 95 com 20 anos de idade, não se tornam ainda bem aparentes as semelhanças com os Windows mais recentes... (Ao ponto de no Windows 10 a MS ter sido praticamente forçada a fazer regressar o Start Menu. :)


E há pelo menos uma coisa que o Windows 95 bem poderia ensinar aos Windows mais recentes, os requisitos de hardware!

A MS recomendava um CPU 486, com 4 ou 8MB de memória (sim, MB!), e cerca de 50MB de espaço em disco (sempre abaixo de 100MB mesmo para os casos mais exagerados.) Acham que vale a pena voltar a discutir se se justifica que actualmente estes valores se tenham multiplicado por mil?

3 comentários:

  1. Na altura provocou um upgrade do meu PC da altura, com apenas 2 meses, lol.. de 16MB para uns fabulosos 32MB, e o obrigatorio a partir dai, do famoso Kit Multimedia (leitor cd, placa som e colunas).. o stick 16MB extra custou mais de 20cts (100€) e o kit mais de 40cts (200€), em 1994/5 era um valor bem alto.. ah, e tudo em cima do famoso e excelente AMD 486DX4 100Mhz (era baseado no Intel 486DX2, mas mais rápido)

    ResponderEliminar
  2. cheguei a instalar o windows chicago, um beta do 95! e o OS/2 WARP! Estou muito velho!

    ResponderEliminar