2015/09/17

Apple estreia-se nas apps Android com app de Transferência para iOS


O Google não tem problemas em criar apps para o iOS, mas ver a Apple a criar uma app para Android seria algo que muitos pensariam nunca vir a acontecer. Mas aconteceu mesmo e, sem grandes surpresas, é uma app que visa facilitar a vida para quem se quiser mudar do Android para o iOS.

A app Move to iOS da Apple já está na Play Store do Google e permite que qualquer utilizador com um smartphone ou tablet Android (com versão 4.0 ou superior) possa transferir os seus dados para um iPhone ou iPad (com iOS9). A app funciona a par do processo de inicialização de um novo dispositivo iOS, que nos dá a opção de fazer esta migração de um Android, fornecendo um código que deveremos introduzir nesta app. Depois, o iPhone/iPad criará uma rede WiFi privada através da qual o dispositivo Android transferirá os seus dados para o iOS, e colocando tudo "no sítio certo" (ou assim a Apple promete).

O processo de transferência inclui coisas como fotografias, mensagens, definições da conta do Google, contactos e bookmarks, mas obviamente que não transfere apps (nem os seus dados), ou conteúdos como filmes e músicas que tenham sido comprados. No caso das apps, não será difícil encontrarem as mesmas apps ou equivalentes no iOS (embora seja sempre chato ter que voltar a comprar apps que já se tinha comprado para Android); no caso dos conteúdos... vem relembrar-nos porque motivo devemos combater o DRM e exigir a completa reformulação da forma de acesso aos conteúdos pelos quais pagamos.

Muitas vezes temos referido a questão das plataformas actuais se tornarem prisões, que vão dificultando cada vez mais a mudança para outras (à medida que se vão acumulando cada vez mais conteúdos comprados). Apps com esta apenas vêm dar ainda mais relevância a este aspecto - sabendo-se que, independentemente de que plataforma se tratar, será apenas uma questão de tempo até que se queira mudar para algo novo/melhor/diferente, e que isso deverá ser facilitado em vez de dificultado.


Actualização: a estreia da Apple na Play Store está a ser recebida com péssima pontuaçãos e comentários irónicos.

Actualização 2: afinal a "app da Apple" é apenas um "rebranding" de uma app de migração de dados que já existia.

2 comentários:

  1. Não é para menos. Experimentei hoje, e além do iPhone 4s ser excluído apesar de ter ios 9, no iPhone 6 a transferência só foi efectuada depois de uma série de tentativas. De facto, uma app com bastante para evoluir ainda.

    ResponderEliminar
  2. Hahaha! Realmente é uma app com muita utilidade. Parece-me aquela anedota que diz que a melhor coisa de Lisboa é a estrada para o Porto (ou vice-versa conforme o local onde a mesma é contada). A melhor app que se pode ter em um Android é aquela que o leva para o iPhone! Imagino o ódio dos fanboys. Mas é paradigmático a necessidade que o Google tem de agradar os utilizadores iOS, e como no sentido inverso há um desprezo olímpico de Cupertino. Por vezes apps Google para iOS são melhores que apps para Android. Manda quem pode e obedece quem tem juízo...

    ResponderEliminar