2015/09/26
Como se podem retreinar os neurónios?
O nosso cérebro pode ser encarado como uma máquina biológica ultra-complexa mas, como é que funcionam os seus elementos mais básicos, os neurónios, e o que podemos fazer para os reprogramar ao nosso gosto?
Tal como um computador tem no seu interior um CPU com milhões e milhões de transístores; nós temos o nosso cérebro, cuja diferença está nos 100 mil milhões de neurónios que nos permitem fazer tudo aquilo que fazemos e pensamos. Mas, tal com num computador podemos mudar programas para corrigir bugs, será possível reprogramar-mos os nossos neurónios para corrigirmos certos aspectos que gostaríamos de mudar? Há quem diga que sim...
Que o nosso cérebro e os seus neurónios estão em constante reorganização, isso já todos sabemos: é isso que nos permite aprender a cada momento da nossa vida. Mas por vezes há coisas que se "aprendem" e que se desejariam desaprender... como medos e fobias.
Neste site temos acesso a uma demonstração interactiva que nos mostra os passos que reforçam a aprendizagem e as ligações entre diferentes neurónios; e também aquilo que se pode fazer para tentar anular as ligações indesejadas - que basicamente consiste numa reprogramação activa do nosso próprio cérebro.
... Depois é só esperar que a "reprogramação" não tenha originado novos bugs, como muitas vezes acontece nas programações para os computadores. ;)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)