Os conteúdos digitais podem ter muitas vantagens, mas há ainda restrições absurdas que terão que ser removidas para que se tornem naquilo que todos desejamos. A Disney dá agora um pequeno passo nesse sentido, ao permitir a sincronização dos conteúdos comprados entre vários serviços.
Vivemos cada vez mais numa era de conteúdos digitais, no entanto esses conteúdos continuam a estar presos aos serviços que os disponibilizam. Alguém que use o Spotify não poderá ouvir uma música que não esteja no seu catálogo, mesmo que a tenha comprado no Google Music; e alguém que tenha comprado um filme no iTunes não o poderá ver no Google Play Movies ou Netflix.
Há muito que tentamos tentado imaginar uma solução "perfeita" para a questão dos direitos de autor, e a Disney parece estar a aproximar-se desse conceito que sugerimos com o seu Disney Movies Anywhere. O que este sistema faz é ligar diversos serviços de streaming (iTunes, Google Play, Amazon Video, VUDU e Microsoft), de modo a que a compra de um filme do catálogo da Disney em qualquer um destes serviços permite o seu acesso nos restantes serviços - tal como deveria ser. Ou seja, se comprarem o último Avengers: Age of Ultron na Amazon Video, poderão vê-lo também através do iTunes ou Google Play.
Esperamos que este tipo de sistema se comece a disseminar e a permitir uma gestão dos conteúdos que compramos independentemente do serviço utilizado. E depois... logo podemos passar para as outras questões que se terão que abordar, como a transferência de conteúdos para outros utilizadores (se quisermos dar algum filme a alguém, ou até transferi-los em caso de morte do titular.)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)