2015/09/16

iOS vai permitir apagar (algumas) apps pré-instaladas do sistema


Quem usa o iOS não só está habituado a só poder correr as coisas que a Apple deixa entrar na sua App Store (ou recorrer ao jailbreak e lidar com as suas consequências), como também não poder remover as apps que a Apple inclui de origem no sistema. Felizmente, parece que este último caso já estará a ser tratado pela Apple, segundo o próprio Tim Cook.

É lamentável que alguém que compre um dispositivo iOS, tenha que gramar com apps como a bússola, acções da bolsa, dicas de utilização, apple watch, e outras, mesmo que nunca as queira utilizar. É algo que Tim Cook diz que está a ser tratado pela Apple, mas que não é tão simples quanto possa parecer à primeira vista.

É que há casos de apps que estão interligadas com o sistema, e que tornam mais difícil a sua potencial remoção; mas também confessa que haverá outras que não têm qualquer ligação, e serão essas certamente que começarão por poder ser removidas pelos utilizadores, embora não tenha dado qualquer data concreta para que isso venha a acontecer (talvez para o iOS 10?)

Importa também relembrar que, ao desagregar as apps do sistema, a Apple ganha a facilidade de poder fazer as suas actualizações de forma independente. Em vez de, como agora, uma actualização a uma app como o Apple Watch, obrigar a fazer uma actualização "de sistema", bastante mais demorada.

... Em último caso, a Apple bem que podia resolver o assunto de forma muito simples: fazendo com que a "remoção" da app se limitasse a esconder o seu icon, mas mantendo-a no sistema. Pronto, assunto arrumado. ;P

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)