2015/09/29

Lenovo K3 Note é um topo-de-gama por €135

Muito temos falado sobre o surgimento de smartphones com preços reduzidos que obrigam a repensar o valor que é pedido por certo modelos, e este Lenovo K3 Note é um dos que fica bem posicionado para servir de referência (e campeão) na relação custo/benefício, com hardware de luxo a preço incrivelmente reduzido.

O Lenovo K3 Note já tem estado na nossa mira há algum tempo. Este smartphone tem um ecrã Full HD de 5.5", CPU Mediatek MT6752 octa-core a 1.7GHz, 2GB de RAM, 16GB + microSD, câmaras de 13MP e 5MP, Android 5.0, bateria de 3000mAh, espessura de 8mm, e peso de 150g. Características muito interessantes... que se tornam ainda mais interessantes quando descobrimos que este smartphone está disponível por apenas 135 euros!


Para por o seu preço em perspectiva, trocar um ecrã partido num Nexus 5 é coisa que custa cerca de 130 euros... e novamente se coloca a questão: será que se justifica pagar tais valores, quando por 135 euros se pode ter um destes smartphones?

Claro que há um pequeno senão que não se pode omitir. Ao contrário de um Nexus 5, com o seu Android directo do Google, este K3 Note vem com uma ROM pouca recomendada para uso no Ocidente. Isso obriga a que os potenciais compradores se sintam minimamente à vontade nessas coisas dos roots e troca de firmware (ou terem um colega que o faça), e também a terem que lidar com um ou outro bug que ainda não tenha sido resolvido. Mas, importa volta a frisar que estamos a falar de um smartphone que custa 135 euros, e que em nada fica atrás de modelos que custam o triplo ou o quádruplo do seu valor.

Actualização: já temos um guia sobre como podem fazer a troca do firmware do K3 Note.

... É graças a modelos como este K3 Note que se começa a tornar cada vez mais complicado justificar pagar valores de 400 ou 500 euros (já para não falar de 600 ou 800 euros!) por smartphones. Mas como sempre... a decisão final cabe a cada um, importando apenas que estejam conscientes das múltiplas opções disponíveis, e dos prós e contras de cada uma.

19 comentários:

  1. Já está um a caminho para mim da GearBest :)

    Relativamente às rom's, não faltam, desde AOSP, miui, vibeUi etc, e parece que sem bug's.. http://www.needrom.com/category/lenovo/serial-k/k-50/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Mas estes "Mediatek" eram mais conhecidos por existir pouco suporte, ou roms da comunidade para eles. Parece-me que isto já esta a mudar....

    Eu disse que nunca mais compraria chinesice com mediatek.. já estou a pensar o contrario...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema nunca foi da Mediatek. É e sempre foi dos fabricantes lançarem ou não as sources...

      Eliminar
  3. E se não me engano, pelo canto superior esquerdo (2 sinais de antena) e http://www.gsmarena.com/lenovo_k3_note-7147.php, este equipamento é dual-dim!?!?
    As marcas mainstream têm de vir cá pra baixo com os valores, se não vão deixar de vender! Esperemos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dual sim... comprei um depois de ver esta noticia e estou a adorar :)

      Eliminar
  4. O meu chegou na semana passada, a rom que vem instalada é realmente uma valente trampa, mas depois de fazer root e instalar a rom sensation e com a nova launcher ficou verdadeiramente uma máquina...estou a adorar, a bateria é uma mais valia, a fluidez é surpreendente e o telemóvel é lindo que se farta...Para quem dá importância às benchmark no antutu deu-me mais de 44000 pontos...Recomendo totalmente a compra...

    ResponderEliminar
  5. E pronto, mandei vir mesmo agora 2. Se não conseguir instalar as rom's, vou a um almoço do AadM e entre 2 francesinhas alguem me fará o serviço... 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito fácil instalar as roms...pode guiar-se por este site:
      http://www.rootjunky.com/home/
      E pode seguir os seguintes videos no canal do youtube que lhes pertence:
      Para fazer root ao dispositivo:
      https://www.youtube.com/watch?v=y3TQH-zHvwo

      Para instalar a rom:
      https://www.youtube.com/watch?v=8XtGSjZgwBU

      Apenas tenha em atenção de não instalar a rom que ele instala no video pois está cheia de bugs e nem o cartão da operadora reconhece. No entanto pode instalar a que eu instalei, a Sensation, o procedimento é o mesmo que o tipo da rootjunky demonstra no video, apenas muda a rom.

      Link para download da rom(Pode encontrar a Sensation ou outra que deseje aqui):
      http://www.movilesdualsim.com/foros/roms-lenovo-k3.739/

      Eliminar
    2. Thanks.
      Vou ver isso tudo, calmamente..., não é a minha primeira entrada em rom's, roots e afins, mas sei que o fácil pode tornar-se uma dor de cabeça ;)
      Depois dou feedback na MList.

      Eliminar
  6. Obrigado Bruno
    Acabei por instalar a AOSP 5.1.1 LEMONADE V3
    Super rápida. Vou só ver como se porta a bateria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguiu os passos do video? Se puder disponibilizar uns screen shots da rom agradecia. Fez o download onde? Estou tentado em experimentar todas para ver qual a melhor :)

      Eliminar
  7. Sim fiz pelo vídeo.
    Links:
    Fórum: http://www.movilesdualsim.com/tema/aosp-5-1-1-lemonade-v3-17-10-2015.109867/
    Rom: http://www.mediafire.com/download/424e7j3cn03crac/AOSP_LEMONADE_V3.zip

    Fotos:
    Screens: http://imgur.com/a/hehCZ
    Antutu: Valores nos dois Lenovos K3: http://imgur.com/Rz9O3Ij

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, uma peguntinha...O seu lenovo já vinha com o android 5.1 ou atualizou com a ROM? É que o meu ainda está com a versão 5.0 e ao tentar fazer update diz que já se encontra na última versão :/

      Eliminar
    2. Penso que vinha com 5.0.2, nem tenho a certeza, porque foi 5 minutos a ver a ROM que trazia e foi logo root e flashado com esta.

      Bugs:
      1 - App Rádio pára quando o ecrã se apaga. Nalguns devices isso não acontece, mas esses são a excepção.
      2 - O Mínimo do Volume é algo alto, mas já descobri que está directamente ligado ao toque que se escolhe... ?!?!?!, meti-lhe o toque do iPhone ::) e já tem um mínimo aceitável.
      3 - O Led (RGB) das notificações não funciona, só com a App Light Flow.

      De resto não lhe descobri mais nenhum... ;) 8)

      Eliminar
    3. Sr. ALC é da zona de Leiria, para me poder dar uma ajudinha a rotear o TLM e instalar uma ROM, Obrigado

      Eliminar
  8. Já alguém partiu o monitor do lenovo? Como fizeram para reparar? Não estou a encontrar soluções - em todas as lojas dizem me q não tem peças desta marca....

    ResponderEliminar
  9. Bobão noite. Alguém me pode ajudar no sentido de dar contacto de quem em Portugal / Lisboa possa substituir o lcd deste telemovel? Parti o mu e estou sempre a levar negas nas lojas. Na net demora uma eternidade a ser enviado e a verdade é q sozinho n o conseguia montar. Obg

    ResponderEliminar
  10. Boa noite
    Hoje foi o meu dia de azar,estava a instalar o recovery para fazer o root ao K3 note e nesse momento houve um corte de luz (power off)
    Agora o K3 note não acende, há alguma maneira de o fazer voltar á vida?

    agradecia ajuda por favor

    ResponderEliminar