2015/09/11

Moto G 2nd Gen fica encravado com actualização oficial?


O que pode ser pior que a ausência de actualizações para um smartphone? A chegada de actualizações que podem inutilizar o equipamento, como parece ter acontecido com alguns Moto G (2nd gen).

Vários utilizadores estão a queixar-se que os seus Moto G 2nd gen ficaram inutilizados após terem feito uma actualização que lhes chegou da Motorola. Os sintomas incluem ficar com o dispositivo bloqueado durante o processo de boot, com alguns casos a dizerem que conseguiram resolver o problema fazendo um factory reset - mas havendo também muitos utilizadores a quem nem isso tem ajudado, restando-lhes apenas a opção de enviar o seu smartphone para a garantia, para que seja trocado ou reparado (quem tiver feito root e se sentir à vontade com os flashanços de firmware poderá tentar regravar a última versão do firmware oficial.)

Embora ainda esteja por determinar a verdadeira dimensão do problema, pois muitos outros utilizadores dizem ter feito a actualização sem incidentes (embora também não se saiba se isso já será graças à intervenção da Motorola, corrigindo a actualização problemática) este incidente vem relembrar que os processos de actualização nem sempre são tão pacíficos como se pode imaginar. Toda e qualquer actualização é um processo potencialmente perigoso, que pode fazer com que o nosso smartphone, ou computador (ou outros produtos) passem de algo que estava a funcionar bem, para algo que nem sequer funciona. E se imaginam que isto é chato para um smartphone, imaginem o que seria verem isto a acontecer com o vosso automóvel... ou até a vossa casa "inteligente"?

Todos sabemos que os processos de actualização são indispensáveis para garantir a segurança e melhoramento dos produtos. No entanto, fica também evidente que é necessário que esses processos contemplem a possibilidade de que as coisas não corram bem, e que permitam - no mínimo - repor a situação funcional que se tinha anteriormente.

2 comentários:

  1. Pelo q vi isso acho q foi com os modelos norte americanos. Os brasileiros receberam a OTA e n aconteceu nada, até pq é outro modelo diferente q o vendido no US. Nos US o modelo penso ser so single sim por ex...
    Agora so falta os modelos europeus receberem isso, até nem sei se poderao ser os mesmos q os brasileiros, ja q ambos têm dual sim.

    ResponderEliminar
  2. isto mete um medo, e nos telefones que não ja não tem garantia???

    ResponderEliminar