2015/09/04

Mozilla renova o Thimble - um editor web que corre na web

Lembram-se do Thimble da Mozilla? Provavelmente não, pois o projecto lançado em 2012 parecia ter ficado parado no tempo, suplantado por outros bem mais completo, como o Nitrous. Mas a Mozilla ainda se lembra deste projecto, e apresenta-nos um Thimble renovado.

Em vez de terem que procurar e instalar um editor ou IDE para trabalharem na web, a ideia do Thimble é poderem fazer isso a partir do próprio browser. É o tipo de editor que é adequado a todos os que se estão a aventurar na criação de páginas web, e que não esconde isso, disponibilizando vários projectos que convidam as pessoas a mexer para verem as suas alterações reflectirem-se em tempo real na janela lateral.

Num dos exemplos, temos um poster onde podemos alterar o texto, cores, posicionamento, e tudo o mais que quisermos mexer; e onde não falta uma página com um tutorial que explica, passo a passo, o que se deve fazer (para além daquilo que mexerem por vossa própria iniciativa e curiosidade.) Afinal... é a mexer que melhor se aprende.

O Thimble também passa a suportar múltiplas páginas web (dantes estava limitado a apenas uma), e também permite seleccionar o modo de visualização em dispositivos móveis - essencial para garantir que as vossas criações funcionarão convenientemente quando vistas num smartphone.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)