2015/09/17

OOZ 2 Mars na Maker Faire de Lisboa

É já amanhã que tem início a primeira grande Maker Faire nacional em Lisboa, e por isso nada mais apropriado para esta contagem decrescente que trazer-vos diariamente alguns dos projectos e actividades que por lá poderão encontrar.


Já tínhamos falado do OOZ 2 Mars em Julho, mas com a Maker Faire a ter início amanhã, nada como revisitar este projecto que vai certamente fazer furor entre os visitantes, e que lhes permitirá ficar com uma melhor ideia do que é controlar um robot que está noutro planeta - com o respectivo "lag" de comunicação que isso implica.

Afinal o que é este OOZ 2 Mars?

Estamos a construir um sistema completo para proporcionar a experiência de comandar um veículo semi autónomo (um pequeno rover) num planeta a que chega a estar a 400 milhões de quilómetros de distância da terra.

Mas qual é a dificuldade? Não é um carro radio comandado?

Devido à distância que separa os dois planetas, mesmo à velocidade da luz, um sinal rádio demora entre 4 a 20 minutos a chegar a Marte. E por isso não é possível controlar diretamente o veículo: depois de dar a ordem de avançar, teriam de esperar 20 minutos para o rover avançar e apenas 40 minutos depois iriam receber a imagem do local onde o rover estaria. Não é prático.

Então é um robot autónomo?

Quase. O rover está dotado de sistemas que lhe permitem evitar obstáculos mas recebe sequências de comandos para se deslocar e proceder a experiências científicas. Além disso fizemos também um Posto de Comando que recolhe as instruções a executar e um sistema de comunicações para enviar os pedidos para o rover e receber as imagens de marte.


A Maker Faire de Lisboa realiza-se de 18 a 20 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, e tem entrada gratuita (mediante registo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)