2015/07/04

OOZ 2 Mars quer levar-nos até Marte na Maker Faire Lisboa


A Maker Faire de Lisboa vai-se aproximando, e nem as férias iminentes interrompem o processo criativo daqueles que lá querem ir apresentar os seus projectos. Os nossos amigos do OOZ Labs estão a preparar uma autêntica missão espacial, que permitirá aos visitantes confrontar-se em primeira mão com as dificuldades de controlar um robot num planeta distante, com o seu OOZ 2 Mars.

O OOZ 2 Mars é um projecto que vai recriar a experiência de controlo de um robot em Marte. Mas não pensem que se trata de um simples veículo telecomandado que poderão controlar como qualquer brinquedo. Uma vez que estamos a controlar um robot noutro planeta, a distância impede esse controlo em tempo-real, pelo que as aspirantes a controladores espaciais terão que dar sequências de comandos que depois irão ser executados pelo robot.

Entre esses comandos teremos a possibilidade de não só movimentar o robot, como também tirar fotos, recolher amostras, e até dar uso às ferramentas avançadas do rover, como a activação dos seus sensores laser.

Já sabemos que nisto das missões espaciais, nem sempre aquilo que é planeado corre como se pretende - mas felizmente, desta vez se algo correr mal, podemos mesmo mandar um técnico resolver o problema. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)