2015/07/04

Investigadores criam display holográfico que cria imagens no ar


Há décadas que sonhamos com a capacidade de projectar imagens tridimensionais holográficas "no ar", à semelhança do que muitas vezes vemos em filmes de ficção científica. Agora, temos um conjunto de investigadores que nos mostra que isso já é possível.

Ao longo dos anos muitos têm sido os sistemas que se anunciam como sendo "holográficos", mas na prática quase todos eles se baseiam em truques e batotas para criar a ilusão de projecção no ar, quer seja utilizando vidros semi-espelhados, ou projecção em elementos em rotação, ou em vapor de água, etc.)

Mais recentemente, já começaram a surgir sistemas capazes de criar imagens realmente "no ar", usando laser para aquecer o ar ao ponto de criar plasma luminoso - mas com o inconveniente das suas temperaturas tornarem as projecções dolorosas para quem lá tente colocar o dedo. Foi isso que estes investigadores resolveram, reduzindo a duração dos impulsos laser dos nanosegundos para os femtosegundos.

Isto faz com que este sistema seja seguro e capaz de reagir ao toque, mostrando-nos os primeiros passos daquilo que se poderá vir a tornar o sonho de muitos: a possibilidade de termos ecrãs holográficos que podem fazer apresentar imagens no ar, como se fosse magia.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)