2015/07/04

Museu britânico procura especialistas nos BBC Micro


A nossa sociedade parece estar continuamente desesperada à espera do próximo computador (ou smartphone ou tablet) mal acaba de comprar o modelo que acabou de sair. Será por isso um pouco anacrónico ver que há quem ainda sinta necessidade de... regressar ao passado. O museu nacional de computação britânico está à procura de especialistas, do velhinho BBC Micro.

Numa altura em que o sonho da juventude se designava por "micro-computador", o BBC Micro foi um dos modelos que se popularizou no início da década de 80. Fabricado pela Acorn para a BBC (o nome não engana) esta linha de computadores depressa chegou às escolas, marcando toda uma geração de jovens.

É precisamente esse  o ambiente que é recriado numa das salas do museu, que usa alguns dos seus 80 computadores BBC Micro para transportar as gerações actuais até uma sala de aula da década de 80. O problema é que estes computadores também vão sucumbindo à idade, o que tem levado o museu a procurar especialistas nestas máquinas nostálgicas.

São frequentes problemas de condensadores a estourar na fonte de alimentação, assim como teclas presas no teclado. Estes computadores foram feitos num tempo em que a electrónica ainda era "robusta", e a maior parte dos componentes ainda hoje pode ser encontrado e substituído com facilidade; mas quando a falha é num componentes mais específico, a única solução é ir removendo peças de outros BBC Micro não funcionais, que vão servindo para peças.

Hoje em dia, bem que seria possível usar um Raspberry Pi a emular estes BBC Micro (máquinas com CPU a 2MHz e entre 16 e 128KB de memória, dependendo dos modelos) e evitar todos estes problemas - mas... não seria a mesma coisa! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)