2015/09/13

Sensi Guitar na Maker Faire de Lisboa

Faltam cerca de 5 dias para a primeira grande Maker Faire nacional em Lisboa, e por isso nada mais apropriado para esta contagem decrescente que trazer-vos diariamente alguns dos projectos e actividades que por lá poderão encontrar. 


Os fãs da música terão muito com que se entreter na Maker Faire de Lisboa. O João Neves traz-nos a Sensi Guitar, um velho sonho seu que decidiu realizar como projecto final de bacharelato em Música Electrónica e Produção Musical. Inicialmente prevista para ser uma guitarra eléctrica convencional, rapidamente outras as ideias começaram a surgir, resultando numa guitarra única e cheia de capacidades pouco habituais.

Durante o seu bacharelato descobriu o fabuloso mundo do Arduino e o seu potencial, pelo que decidiu incorporar algo único na sua guitarra e permitir o controlo e composição de efeitos durante uma performance de forma semelhante ao que é possível num sintetizador.

Depois de alguma experimentação, decidiu incorporar um controlador MIDI usando sensores, potenciómetros e outros inputs (como sensores de pressão) ligados a um Arduino, o que lhe permite levar a Sensi Guitar para além do que é possível fazer com simples pedais.

Para além de desenhar e construir o corpo de madeira e incorporar a electrónica, está atualmente a programar software próprio que lhe irá permitir definir presets para processamento de audio e controlo da modulação, filtros e feedback de outros instrumentos.

A Maker Faire de Lisboa realiza-se de 18 a 20 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa, e tem entrada gratuita (mediante registo).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)