2015/09/13

Swarm multirotor combina 54 motores para fazer voar piloto humano


É cada vez mais comum vermos quadcopters a passear pelos céus... mas hoje trago-vos uma aeronave que se enquadraria no espírito dos gloriosos malucos das máquinas voadoras.

Este Swarm é um aparelho que recorre à velha técnica de que mais é melhor. Se um motor não chega para elevar uma pessoa, adicionem-se mais e mais até que tal se torne possível. O resultado foi este "monstro" com 54 motores e hélices, uma potência total de 22KW, e capaz de levantar um peso máximo de 164Kg.

O sistema de estabilização é idêntico ao que é usado em multicopters com número de motores mais reduzidos; e como método de segurança (ter 54 hélices ao mesmo nível do rosto não será propriamente uma experiência "agradável") foi usado um pequeno cockpit em acrílico - acho também piada ao sistema de amortecimento em caso de uma aterragem mais violenta: espuma debaixo da cadeira do piloto!

A brincadeira ficou por cerca de 6000 libras (aprox. 8166 euros), pelo que não será propriamente o tipo de brinquedo recomendado para qualquer pessoa. Na verdade, recomendava que gastassem menos de um décimo, e optassem por um quadcopter mais pequenito mas que também nos deixe pilotá-lo como se se estivesse a voar nele. :)



P.S. Para quem não tiver apanhado a referência dos gloriosos malucos das máquinas voadoras (trailer). ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)