Há um projecto no Kickstarter que será do agrado de todos os que estão fartos de gravar vídeo que não consegue ter um aspecto profissional. Com este SteadXP, até os vídeos mais irrequietos poderão ter estabilização de qualidade profissional... ou assim é prometido.
Embora haja um número crescente de câmaras que vai apostando em sistemas de estabilização óptica, há ainda muitas que não os têm ou cujos resultados ainda deixam a desejar. Este SteadXP que agora chega ao Kickstarter, quer resolver o problema, recorrendo ao mesmo sistema que o Hyperlapse do Instagram recorreu para estabilizar o seu vídeo acelerado.
O SteadXP recorre a um pequeno dispositivo de fixar à câmara (existem versões para câmaras DSLR e para GoPro) que contém acelerómetros e giroscópios, e que permitem registar com elevada precisão todos os movimentos que forem feito durante a gravação de vídeo. Depois, usando essa informação, é possível processar os vídeos de forma a compensar os movimentos feitos, e com resultados que podem ser surpreendentes - como se poderá ver no seu vídeo de demonstração.
A ideia parece-me excelente, pecando apenas por uma coisa: o preço. Com preços a começar nos 170 e 180 euros, penso que é um custo excessivo para algo que tecnicamente poderia ser feito com qualquer smartphone actual. De qualquer forma, também se compreende que o intervalo disponível para a comercialização de algo deste tipo seja bastante reduzido, pois parece-me que não demorará muito para que os fabricantes implementem as suas próprias soluções (os sensores já lá estão, para controlar a estabilização óptica/digital) e deixará de ser necessário recorrer a soluções deste tipo.
Isto basicamente não faz mais que um software convencional.
ResponderEliminarAdmito que possa fazer melhor caso o dispositivo possua uns acelerómetros e outros dispositivos detetores de movimento, mas nada que justifique o preço pedido.
Aliás uma Nikon (por exemplo) com lentes VR já faz um bom trabalho e um estabilizador para a GoPro custa uma fração do preço.