2015/09/01

WD Red Pro e Black ganham discos de 5 e 6TB

A cloud pode dar-nos mais alguma confiança em termos de segurança dos dados (e menos, noutros aspectos) mas isso em nada evita a necessidade de se manter uma quantidade cada vez maior de dados em armazenamento local. E por isso, a WD passa a contar com discos de 5 e 6TB na sua linha RED e Black.

Os discos rígidos podem estar a perder protagonismo para os SSDs, mas quando se trata de guardar terabytes, a diferença de custos faz com que os velhinhos discos rotativos ainda sejam os campeões na relação desempenho/capacidade/preço.

A linha WD Red é destinada à utilização em NAS com até 8 discos, com os Red Pro a serem vocacionados para NAS até 16 discos. Já a série Black destina-se aos utilizadores que procuram o maior desempenho para os seus computadores (ideais para jogadores, ou quem utilize programas mais exigentes). Em ambas as séries passam a existir as versões de 5 e 6TB, com todos os discos a contarem com 128MB de cache.

A WD refere que o WD Black de 6TB é quase 30% mais rápido que a versão de 4TB em termos de capacidade de transferência máxima. Os preços indicativos são de cerca de $260 para as versões de 5TB e de $290 para a de 6TB - que em Portugal serão acrescidas da nossa bem conhecida taxa SPA.

3 comentários:

  1. Só por curiosidade, por quanto fica a taxa nestes discos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para os discos, se não estou em erro, é de 0,6 cêntimos por gigabyte (daria 36 euros), mas com um limite máximo de 10 euros.

      Eliminar
    2. Por 10 € a mais, penso que compensa encomendar numa loja online Espanhola (os portes hão-de ser mais baratos que isso).

      Eliminar