2015/10/12

Android 6.0 Marshmallow para o Nexus 4


A chegada do Marshmallow marcou a despedida das actualizações oficiais para o Nexus 4, mas a comunidade não se deixou desanimar e já existe uma versão do mais recente Android 6.0 para este que foi um dos mais populares Nexus de sempre.

A decisão de não disponibilizar um Android 6.0 oficial para Nexus 4 desapontou todos aqueles que ainda mantêm os seus Nexus 4 - e na verdade, não há grandes motivos técnicos que justifiquem essa decisão. Sendo o Marshmallow um Lollipop mais eficiente, e estando o Lollipop oficialmente disponível para o Nexus 4, faria todo o sentido que o Google tivesse a cortesia de manter os seus fãs satisfeitos com esta última actualização (que serviria também de exemplo para que outros fabricantes não se esquecessem de suportar equipamentos mais antigos.)

Como seria de esperar, o processo de instalação do Android 6.0 no Nexus 4 é bem mais trabalhoso do que um simples "clique aqui para actualizar", e obviamente que não será (ainda) recomendado para quem não se sentir à vontade neste mundo das compilações e gravações de firmwares - com o factor adicional que poderão existir diversos bugs cuja resolução poderá ser demorada.

Mas, de uma forma ou de outra, e considerando que o Nexus 4 foi um equipamento com bastante sucesso, é de esperar que através deste ou de outros projectos, inevitavelmente fique disponível um Android 6.0 completamente funcional para ele. Pena é que isso não tenha sido conseguido à custa do Google.

2 comentários:

  1. na mesma página está disponível uma ROM p/ instalação

    Or, a full working image, including the LTE radio image => https://drive.google.com/file/d/0B2MsuxYf4GsyWlhSVURIbXBycXM/view?usp=sharing

    ResponderEliminar
  2. Nem de propósito, recebi hoje a notificaçao de uma atualização nova para o meu nexus 4. 10 MB. Trata-se de estabilidade, segurança e correção de erros, pelo o que vem na descrição

    ResponderEliminar