2015/10/18

Crianças reagem às disquetes


Como é que as novas gerações encaram um (literal) ícon de outros tempos? Nada como lhes colocar nas mãos uma disquete, que ainda vai permanecendo como imagem para gravar em muitos programas.

Outrora companheiras indispensáveis, merecedoras de bolsas dedicadas para o seu cuidadoso transporte, e também uma cuidada manutenção de uma vasta gama de ferramentas, com disquetes de arranque, utilitários, e demais programas que se considerassem indispensáveis numa altura em que internet era algo que só se ia ouvindo falar de vez em quando; as disquetes tornaram-se agora em relíquias de tempos longínquos... que só poderão ser realmente postos em perspectiva ao se ver como as novas gerações olham para estas tecnologias do passado.

Quem é que não se lembra de andar a furar disquetes para as tentar formatar em "alta densidade", ou ainda, recorrer a programas que as formatavam com sectores modificados e que permitiam ir buscar umas dezenas ou centenas de KB extra, que naquela altura bem necessários eram? :)

E num espaço de poucas décadas, passamos a falar de gigabytes e terabytes como na altura se falava de megabytes...


3 comentários:

  1. Incrível ver como alguns designer de interface gráfica de software ainda utilizam a imagem de um disquete como representação para Salvar e Salvar como... Acho que está na hora de utilizarem um ícone que fale mais a nova geração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E l]a vai chegar o tempo que n\ao v\ao saber o que ]e um CD/DVD

      Eliminar
    2. Já agora sabe responder o que é o ícone do Filtro? Ou os stacks de discos que representam as bases de dados?... A lista é longa e extensa de items usados em infografia que já não têm representação real e no entanto são completamente entendidos por todos.
      No futuro as pessoas vão ver numa disquete simplesmente o ÍCONE de Save.

      Eliminar