2015/10/03

Gear Generator ajuda-te a criar rodas dentadas


As rodas dentadas são peças essenciais em todo o tipo de sistemas de transmissão, e como nem sempre é fácil fazer as contas para garantir que tudo bata certo, nada como recorrer à ajuda da internet com este Gear Generator.


O Gear Generator é um site que tanto tem de útil, como de educativo... e também como de divertido - isto no caso daquelas pessoas que se divertirem a mexer nos muitos parâmetros disponíveis, para criarem "loucas" complicações, só pelo simples prazer de verem as coisas a mexer.

Estão disponíveis todos os parâmetros que se possam desejar, a começar pelo número de dentes de cada roda, a que outra roda se vai ligar, e ainda todos os ajustes que possam querer fazer quanto ao ângulos de encaixe entre os dentes de cada roda. No final, podem descarregar um ficheiro vectorial SVG que poderão facilmente importar para outros programas (por exemplo, para imprimir as peças em 3D).

Se isto teria piada apenas em diagrama, aqui adquire ainda mais interesse por podermos ver tudo em movimento (e também alterar a velocidade de rotação). Para ser melhor, só mesmo se também contemplasse a simulação do stress mecânico para avaliar os mais prováveis pontos de falha. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)