2015/10/19

Google compra empresa portuguesa Digisfera de imagens a 360º


Estamos habituados a ler notícias dos gigantes tecnológicos norte-americanos comprarem empresas pequenas espalhadas pelo mundo, mas desta vez a diferença é que temos o Google a comprar a Digiesfera - uma jovem empresa Portuguesa.

A Digisfera foi criada há 5 anos e dedica-se à criação de tecnologia para as imagens panorâmicas a 360º, e facilmente se percebe o interesse do Google nesta área, uma vez que é uma aquisição que vem mesmo a calhar para o seu Street View, Photo Spheres, e projectos relacionados.

Entre os seus trabalhos encontram-se eventos proeminentes, como o discurso de inauguração de Barack Obama como presidente; o estádio do Maracana durante a Copa do Mundo em 2014, e também os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 em Sochi. Trabalhos que certamente terão atraído a atenção do Google, e levado a esta aquisição.

No entanto, a aquisição também vem acompanhada por alguns efeitos secundários: a PanoTag, ferramenta que deixava adicionar tags a fotos panorâmicas irá ser descontinuada e desactivada; melhor sorte terá o Marzipano, que converte imagens panorâmicas de modo a que possam ser vistas a 360º num browser, e que deverá ser disponibilizado como open-source.

Daqui por uns meses, é bem provável que quaisquer novidades que venham a aparecer no Street View, já venham com um "cheirinho" a Portugal. :)

3 comentários:

  1. Conheço bem o local da imagem...

    ResponderEliminar
  2. A foto foi captada em Santarém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Carlos não saberá, mas sim, é em Santarém.
      Esta é uma das fotos que acompanha o artigo da aquisição em alguns site internacionais e uma das primeiras devolvidas no Google Images.

      Eliminar