2015/10/16

Gravador de vídeo digital (NVR) para câmaras IP


Hoje em dia é extremamente fácil e económico colocar câmaras digitais de vigilância para manter o olho sobre o que se passa nas nossas casas, escritórios ou terrenos. Mas as câmaras IP têm uma desvantagem... que pode ser facilmente resolvida recorrendo a um destes mini NVR (Network Video Recorder.)

As câmaras IP vieram libertar-nos das limitações das câmaras analógicas, dando-nos acesso a câmaras HD pan-tilt que podem ter preços de apenas 50 euros, mas com isso ficamos também obrigados a ter um computador sempre ligado caso se queira manter uma gravação contínua de uma ou mais câmaras.

Em vez de terem um PC dedicado a esta função, o mais eficiente será optar por um mini NVR como este que vos sugiro hoje: um Escam N6200-4E (+ info do produto), suficiente para lidar com até 4 câmaras em simultâneo e que custa apenas 35 euros. Terão que lhe ligar um disco externo, mas podem optar por usar um disco "velhote" que tenham encostado em casa.


Este NVR é compatível Onvif, e suporta câmaras IP Onvif e RTSP, e tem como vantagem adicional o facto de centralizar o acesso às mesmas através de um interface web mais decente do que as câmaras IP low-cost (algumas das quais ainda recorrem à utilização de um arcaico ActiveX para funcionarem com todas as funcionadalidades.)


A parte mais complicada será a configuração do gravador, que poderá apresentar alguma dificuldade a quem não estiver habituado a lidar com este tipo de sistemas; mas não é nada que um pouco de persistência e experimentação não resolva (ou um salto à nossa mailing list para pedir ajuda. :)

12 comentários:

  1. Mas este NVR só funciona através de cabo, certo? Eu como tenho duas cameras wifi este tipo de NVR não tem como fazer a gravação das cameras?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se são câmaras WiFi deverão estar ligadas a um router WiFi, e normalmente aí terás uma porta ethernet onde se poderá ligar um gravador destes.

      Eliminar
  2. Bom dia

    Primeiro que tudo sou proprietário de um equipamento destes mas de 8 canais. Ao que a minha avaliação é bastante positiva, pois em relação ao preço vs qualidade não se encontra nada no mercado com todas estas funcionalidades!

    Mas no entanto quanto a mim tem o grave problema que se põem com o acesso ao mesmo através de um único browser a ser suportado Internet explorer, o mesmo já esta quase fora de validade com aparecimento do windows 10 para já não falar que também é necessário um plgin active x para aceder depois através do internet explorer ao NVR. Já agora descobri recentemente que existe alguns firmwares não oficiais para este NVR que permitiam resolver esta questão ebm como outras.

    Já mais alguém testou outros firmwares neste NVR? Sabem de algum que funcione sem a necessidade do internet explorer?

    Obrigado

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha a indicação de que este dispensava o uso dos ActiveX... Espero bem que seja o caso.

      Eliminar
    2. Pois nesse caso esse em particular já deverá ter o update de firmware instalado

      Cumprimentos

      Eliminar
  3. Isto funciona com camaras Foscam h.264 wi-fi, tipo a Fi9831W por exemplo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as Foscam têm RTSP. http://www.soleratec.com/support/rtsp/rtsp_listing?camera_company=Foscam

      Eliminar
    2. Obrigado pela informação. Já agora, não querendo abusar da tua paciência, perguntava também o seguinte:
      - Dá para definir gravação e alarmes disparados por detecção de movimento e/ou som?
      - Dá para definir os alarmes sob a forma de sirenes, mails, sms, etc?
      - Quando a gravação chega ao fim do disco, continua a gravar apagando as gravações mais antigas?

      Obrigado!

      Eliminar
    3. AJM, apesar de nao ser o dono deste sitio, vou responder, pois conheco do tema: SIM PARA TODAS AS PERGUNTAS....da para definir alarmes, sirenes, email, e sim, quando chega ao final ele recomeca do inicio as gravacoes.

      Eliminar
  4. Por aquilo que o Carlos respondeu à minha pergunta penso que dá, tem de se ligar o nvr ao router através de cabo de rede.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia,
    este equipamento funciona com camaras dlink dsc-942l?

    ResponderEliminar
  6. Deixo aqui o link com alguma informação sobre este NVR e sobre produtos desta marca

    https://www.facebook.com/groups/554195614756752

    Cumprimentos

    ResponderEliminar