2015/10/28

Kangaroo é um micro-PC Windows portátil de $99


Todos nós já estamos habituados a ver computadores portáteis, mas este Kangaroo adopta uma técnica diferente: a de ser um computador portátil concebido para ser ligado a um monitor, rato e teclado.

Imaginem um computador portátil sem ecrã e sem teclado e o resultado será este Kangaroo. Uma pequena caixa de tamanho reduzido, que tem no interior hardware capaz de correr o Windows 10, mas que assim consegue ter um preço de apenas 99 dólares.

O Kangaroo não é o primeiro dispositivo a tentar a sorte na área dos micro-PCs, e o seu hardware certamente não vai impressionar. Para funcionar sem ventoinhas e ter um tamanho compacto, temos um CPU Intel Cherrytrail (Z8500), 2GB de RAM, 32GB de flash (18GB livres) mais microSD, e uma bateria para 4h de utilização. As ligações são feitas via uma Kangaroo Dock, que contém uma ficha HDMI e duas portas USB, e que poderá ser actualizada no futuro para incluir outros tipos de ligação.

O grande problema é saber se o mercado estará disposto a investir num produto como o Kangaroo quando a MS nos vai mostrando que é possível usarmos os smartphones como "PCs" com o Continuum; ou quando os fabricantes chineses nos mostram que se pode ter um tablet Windows completo (e com ecrã de 1920x1200!) por valores inferiores a 90 euros.


3 comentários:

  1. Há diferenças importantes entre este mini-pc ou os "pc on a stick" e o modo Continuum que *alguns" equipamentos Windows 10 Mobile oferecerão, como correrem aplicações legacy feitas explicitamente para Win32 e terem drivers Windows para muitos e diversos periféricos, enquanto os telefones não poderão correr essas aplicações e mesmo com USB host terão um suporte mais limitado a periféricos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas tecnicamente já não há motivos que impeçam que isto que tens no Kangaroo pudesse estar num smartphone. Tens vários modelos com CPUs Intel que poderiam correr nativamente um Windows e fazer isto.

      Eliminar
    2. Mesmo sobre uma arquitetura Intel, a SKU de Windows 10 que está a correr que é a "Mobile" e está otimizada até em termos da própria imagem do SO para telemóveis. Concordo que tecnicamente alguém conseguirá martelar uma SKU de Windows 10 para correr num telefone x86 mas isso não será o Windows 10 Mobile...
      Se formos a ver, tens Android com CPU Intel e não sei de ninguém que consiga correr o Eclipse, o OpenOffice, o Apache, ..., em Android, já num port de Linux talvez funcionasse.

      Eliminar