2015/10/13

Kickstarter suspende Skarp - a lâmina laser "foge" para o Indiegogo


O Kickstarter suspendeu a campanha para a lâmina de barbear laser Skarp, dando resposta às preocupações de todos os que a acusavam de ser uma fraude; mas o projecto não demorou a mudar-se para o Indiegogo, que se parece estar a tornar num santuarário para campanhas mais duvidosas.

Uma lâmina de barbear laser parece algo saído de um filme de ficção científica, e por tal aconselhava-se automaticamente cautela redobrada para quem estivesse interessado em apoiar a campanha desta Skarp. Mas o interesse do público era bem real, como ficou claramente demonstrado pelos mais de 4 milhões que conseguiu angariar.

Mas o Kickstarter veio estragar os planos do projecto, suspendendo a campanha dizendo que a mesma violava as condições exigidas - nomeadamente, a de que existisse um protótipo funcional a demonstrar que o produto era real. Pois a única coisa que foi demonstrada até ao momento foi um curto vídeo, que não dá grande confiança na capacidade do produto em fazer aquilo que prometia fazer.



Teria sido uma boa oportunidade para os criadores do projecto clarificarem as muitas dúvidas levantadas sobre o projecto; mas infelizmente a sua reacção foi a de simplesmente relançarem o projecto no Indiegogo, como se nada se tivesse passado e sem qualquer referência a terem acabado de ser suspensos no Kickstarter - e ainda por cima na modalidade de flexible funding, que significa que receberão o dinheiro mesmo que não conseguissem atingir o objectivo.

Não que isso seja um problema. O projecto está a angariar milhares de dólares a alta-velocidade, sendo mais que certo que voltará a superar o objectivo pretendido e provavelmente irá atingir valores idênticos ao da campanha inicial (ou até superiores).


Sinceramente, espero bem que o projecto consiga demonstrar que é real e conseguirá cumprir com o prometido; mas se assim não for, será mais uma rude machadada na já fraca reputação do Indiegogo de permitir projectos duvidosos e que nada faz para proteger os utilizadores.

4 comentários:

  1. Quantos dias demora para fazer a barba? Pelo vídeo dá ideia que tarda menos crescer o pelo que cortá-lo...

    ResponderEliminar
  2. No video vejo um pequeno filamento a "cortar" o pêlo. É aquilo o laser? Mais parece fio de pesca..
    Corrijam-me o pensamento. Sendo aquilo um laser capaz de "cortar" pêlo não me vai queimar a pele quando tocar nela? Parece-me impossível não tocar na pela.

    ResponderEliminar
  3. Exactamente, aquilo parece um fio a tentar queimar os pêlos, razão pela qual o artista está com tanto cuidado ☺

    ResponderEliminar