2015/10/19

Novo Magic Mouse 2 da Apple não pode ser usado enquanto se recarrega


A chegada dos novos iMacs 4K e 5K da Apple foi acompanhada pela actualização do teclado, trackpad e Magic Mouse... mas este último está a deixar desesperados todos os fãs da Apple que apreciavam a atenção que a marca tradicionalmente dava aos detalhes... e que parece ter desaparecido nestes últimos produtos.

Nesta última geração de teclados, trackpads e ratos, a Apple abandonou as pilhas e optou por usar baterias recarregáveis e recorrer à versátil ficha lightning para os carregar - mas o problema é que, no caso do novo Magic Mouse 2, essa ficha está colocada na parte inferior do rato (e perpendicular), o que impede que o rato possa ser utilizado enquanto está a ser recarregado.

Se na prática isso poderá não ser muito problemático (a Apple diz que uma carga de apenas 2 minutos será suficiente para um dia de trabalho), a verdade é que se torna bastante discutível ter que deixar ficar o rato "de pernas para o ar" ou "de lado" enquanto se recarrega. Opções que definitivamente pouco têm de "Apple".

Com a Apple a usar o carregamento por indução no Apple Watch, penso que teria sido bem mais simpático ter recorrido também a um carregador idêntico para o Magic Mouse 2 (idealmente, compatível, assim promovendo a sua utilização pelos utilizadores) ou, no mínimo, ter considerado um posicionamento da ficha lightning que não provocasse esta situação. Interrogo-me se este tipo de decisões alguma vez chegaria a um produto final no tempo de Steve Jobs...

8 comentários:

  1. Antes de mais, sou fã de produtos Apple... Considero esta situação tão problemática como a câmara protruida do 6/6S ou como a bateria do Watch durar apenas dois dias. A falta de atenção da Apple não está aqui. Está antes na barracada com o lançamento do Apple Watch, no problema dos preços crescentes, a insistência em ter cada vez mais linhas de produtos (coisa que este ano parece estar a reverter-se) e com coisas como a diferença entre chips TSMC e Samsung no 6S. No Magic Mouse, a coisa resolve-se facilmente: durante o dia o rato trabalha, à noite carrega :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não deixa de ser estúpido na mesma, podiam por a entrada lightning à frente do mouse ou atrás de maneira que pudesse continuar a trabalhar

      Eliminar
  2. eu não gosto muito da apple tirando o SO e o iphod o resto é muito caro e mais virado para o design deixando a utilidade um pouco de lado, como o portatil que nao tem usb´s.
    ja para nao falar no preco eu falo porque nao tenho dinheiro para compar seja portateis seja smartphones pelo manos nao a pronto.

    ResponderEliminar
  3. Sendo a Apple a Apple, bem que podiam ter lançado um rato com carregamento wireless através de um tapete de rato qualquer. Just my 2 cents.

    ResponderEliminar
  4. Eu muita coisa da Apple. Macbooks pro, iphones, ipads, ipods, Apple TV, Airports, etc.
    Por isso tenho "autoridade" moral para dizer que o sistema de carregamento deste rato é uma valente trampa! Até pode nem ser assim tão pouco prático porque dizem que basta 2 minutos de carregamento para poder usar o rato durante todo o dia, mas mesmo assim, custava muito colocar a ficha por cima ou de lado!?

    ResponderEliminar
  5. Muito sinceramente, eu não vejo onde está o problema. Eu tenho umas pilhas recarregáveis no meu magic mouse e só de muito longe a longe é que as tenho de carregar. Se numa noite tiver que ficar de lado ou virado para cima, não faz diferença nenhuma.
    Agora, colocar a ficha em cima de onde? Da parte acrílica?
    De lado? Ou eu coloco as mãos?
    Dessa forma eu também não poderia usar o rato na mesma, portanto se calhar o melhor é não nos importarmos-nos com estas pequenas insignificâncias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diz o nosso amigo Murphy que essas pequenas insignificâncias te vão chatear no pior momento possível... por exemplo, teres que arrastar e clicar qualquer coisa, e só tendo uma dezena de segundos para concluires a tarefa (envio de algo urgente nos ultimos segundos do prazo); e por teres que manter o rato de pernas para o ar, não o poderás fazer. :)

      Eliminar
  6. Concordo com as críticas. Dois minutos de espera para o mouse voltar a funcionar pode significar um desastre se vc estiver na agulha para enviar um arquivo importante dentro do prazo. Não custava nada botar esse buraco numa posição que permitisse o uso durante o carregamento. Este deve ser um problema para os designers e não para o usuário.

    ResponderEliminar