2015/10/03

Oculus Rift vai custar mais de $350


O ano de 2016 vai ser o ano em que a realidade virtual começará finalmente a infiltrar-se em nossas casas de forma mais generalizada, mas é melhor estarem preparados para pagar umas centenas de euros. O fundador da Oculus VR já veio dizer que a versão comercial dos Rift irá custar mais de $350.


Há muito que se aguarda pela chegada dos Rift em versão comercial, que contará com inúmeros melhoramentos face à versão original que fez sucesso no Kickstarter (e que lhe valeu ser adquirido pelo Facebook.) São precisamente esses muitos melhoramentos que fazem o seu fundador dizer que provavelmente a versão comercial irá custar mais de $350, preço que muitos estavam a usar como referência, com base nos kits disponibilizados para os developers.

A explicação é simples: os Oculus Rift querem ser os melhores óculos VR no mercado, e para isso não podem deixar que seja o preço a limitar o produto que querem desenvolver. Como em qualquer nova tecnologia, lançar um produto "abaixo das expectativas" pode ser contra-producente, ganhando má fama entre o importante segmento dos early adopters, que são essenciais para gerar o interesse que levará ao seu sucesso na fase seguinte, de adopção pelo público em geral.

Imagem comprar algo assim por $350, e depois ao experimentarem dizerem: "mehhh... afinal é muito pior do que imaginava"; por oposição a darem $400 ou $450 pelo kit e terem como resultado: "Espectacular! Era mesmo isto que se esperava há anos!"

Claro que fico com pena que o preço venha a ser mais elevado (e para muitas pessoas, há ainda que contar com o investimento num PC há altura, que será coisa para cerca de 1000 euros), mas já sabemos que isso é algo que num ano ou dois rapidamente poderá ser resolvido com a evolução tecnológica e a habitual descida de preços. Mas por agora... temos que esperar pela chegada de 2016 para poderemos ver que tal isto vai resultar, com os nossos próprios olhos!

1 comentário:

  1. Deve custar 500 euros porque eles já tinham dito que o custo total (pc mais óculos) fica por "1500". É claro que se for comprado na internet aqui para Portugal fica por 600 com as taxas. E nas lojas também não deverá custar muito menos! No meu caso vai ficar por mais de 1000 porque terei que mandar substituir a placa de video GeForce GT 730 que mandei instalar para o DK2 pela de GTX770 que custa quase 400 euros...

    ResponderEliminar