2015/10/06

Porque razão demoram tanto as actualizações para Android?

As actualizações na plataforma Android são um dos grandes problemas que ainda falta resolver; mas afinal, porque demoram assim tanto todos os parceiros do Google a lançar as actualizações que vão sendo disponibilizadas? O nosso Luis Costa aborda esta questão.


A Google não tem conseguido arranjar uma forma simples e prática de gerir a questão das actualizações do Android. Já assistimos a diversas iniciativas, desde a passagem de funcionalidades para os Google Play Services, apps que passam a estar no Google Play, o programa Android One, os equipamentos Google Edition, ciclos de actualização maiores ou menores, mas o problema continua presente e por resolver.

Nas últimas semanas houve uma novidade, as actualizações de segurança, coma Google a assumir que irá disponibilizar as mesmas com uma periodicidade mensal. Alguns dos grandes fabricantes apressaram-se a dizer que também disponibilizariam estas actualizações de forma rápida, mas que se saiba, ainda não foram laçados updates por parte das companhias envolvidas.

Como facilmente se poderia suspeitar, a questão está longe de ser simples - e quem o diz é Jason Mackenzie, presidente da HTC América.



Não é realista, é assim que o CEO se refere à disponibilização mensal das actualizações, uma vez que este tipo de actualizações tem que ser previamente aprovado pelos operadores, processo que demorará bastante tempo. Quando questionado sobre o facto de marcas como a LG e Samsung dizerem que o fariam, a reposta não poderia ser mais pragmática: "A HTC lidera a questão das actualizações em termos de transparência de processos e assim irá continuar"

Não deixa de ser uma posição interessante, embora não traga propriamente boas notícias, e que poderá corresponde à triste realidade dos factos.

Enquanto tivermos equipamentos a passar pelo crivo dos operadores, não será fácil de obter resultados positivos. Na verdade, deste lado do Atlântico, temos poucas ou nenhumas vantagens em ter equipamentos bloqueados a uma rede, pelo que (correndo o risco de dizer uma grande asneira) bem se poderia abdicar desta certificação.

(Ed. E não me parece que a desculpa dos operadores "cole", quando um dia destes surgir um worm que comece a infectar milhões de equipamentos, e obrigando a que esta situação das actualizações em tempo útil seja trazida para o topo da lista de necessidades!)


Por: Luis Costa

7 comentários:

  1. A vulnerabilidade Stagefright devia (supostamente) ser considerada como de correcção prioritária e de certo muitos dispositivos irão ficar à margem disso.

    ResponderEliminar
  2. É por essas e por outras que à muito tempo só compro telefones desbloqueados.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. A malta nos states quer telefones topo de gama a 200€ em contrato e depois vem chorar...Começem mas é a pagar o preço real e deixem de ser refens de operadoras.

    ResponderEliminar
  5. O meu primeiro telemóvel android foi o LG magic, "branded" Vodafone.
    A Lg fez um update para a Europa para este modelo, que passava do android Donut para o Eclair. A Vodafone em Portugal não disponibilizou o update por "questões técnicas", o update era para a europa... mas não tinha a língua Portuguesa, e a Vodafone não o quiz fazer.
    O meu telemóvel seguinte foi um Nexus S, com updates OTA da Google, e que pode ser actualizado manualmente para os mais impacientes. O telemóvel seguinte foi um Nexus 4.
    E estou a escrever este comentário no meu Nexus 5 (o antigo) que foi flashado ontem por mim com o Android 6.0.
    Nunca mais estive dependente quer do fabricante/operadora para fazer os updates.
    Problema resolvido.

    ResponderEliminar
  6. Se a Apple consegue, porque outras marcas não conseguem? Julgo haver mais interesses das próprias marcas em não atualizar, porque ter um equipamento com o SO Android 4, quando já há o 6, pressiona os clientes a mudarem de smartphone com mais frequência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Apple consegue porque o iOS não é customizado a operadora como por exemplo a Samsung faz no seus equipamentos. Tudo isto é devido ao bloqueio dos equipamentos "à rede" enquanto a Apple faz isso centralmente as outras marcas fazem por IMEI no equipamento. Espero não estar enganado nesta analise

      Eliminar