2015/10/03

Publicidade nos sites de notícias podem custar centenas de euros aos visitantes por ano


Os adblockers têm sido alvo de muitas discussões, mas nada como alguns testes para mostrar porque motivo os utilizadores recorrem a estas ferramentas, que podem acabar por lhes poupar centenas de euros por ano.

Os adblockers há muito que são usados por um público mais tecnológico farto de lidar com a publicidade abusiva em muitos sites, mas com a sua chegada ao iOS adquiriu exposição redobrada - e num segmento onde a publicidade abusiva tem mais impacto, tanto a nível do tempo de carregamento das páginas (nos smartphones e tablets), como do custo que isso representa em dados mobile.

O jornal New York Times fez uma análise a alguns sites noticiosos, e depressa se revela porque motivo os utilizadores mobile têm dado preferência aos adblockers. O recurso aos adblockers facilmente corta uma dezena de segundos no tempo de carregamento de certas páginas, e pode poupar vários megabytes, bastantes mais do que os megabytes com conteúdo de interesse que se deseja ler. Em casos extremos, como o do Boston.com poupam-se mais de 30 segundos(!) no carregamento da página, representando mais de 15MB de dados só para publicidade, quando os dados reais são apenas 4MB.

O custo dos dados variará imenso de acordo com o tarifário, mas o custo estimado só para carregar esta publicidade é $0.32 por cada visita - pelo que, se visitarem este site diariamente, são mais de $116 por ano, que se está a pagar para ver publicidade!

... Portanto, antes de muitos sites noticiosos começarem a acusar os adblockers de serem um autêntico atentado à sua existência, será melhor olharem para os seus próprios sites, e considerarem se não estarão a abusar um bocadinho com uma carga publicitária completamente desproporcionada.

4 comentários:

  1. lol isso nunca vai acontecer e ainda vão dizer que o utilizador é que devia pagar pelos danos causados por adblockers.

    ResponderEliminar
  2. Curioso o último parágrafo... Espero, até porque gosto muito do seu blog, que o seu autor esteja a fazer a mesma coisa que recomenda, porque senão lá se vai parte da fonte de rendimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que bastará olhar para o blog para se comprovar isso. :)

      Eliminar
  3. E um bloqueador de ADBLOCK... caso nao desliguem o ADBLOCK nao visualiza o site. Porque ja se esta a partilhar algo de borla.. tambem nao custa nada ver publicidade de borla. :) Exceptuado os sites de pirataria esses com publicidade intrometida de pop ups por todo o lado... esses sim merecem ser bloqueados :)

    ResponderEliminar