2015/10/26

Rapariga de 11 anos vende passwords seguras por $2 cada


A oportunidade de negócio está por vezes em coisas que mais ninguém se lembra de fazer, como será este caso de uma jovem rapariga de 11 anos que vende passwords seguras por apenas 2 dólares, usando dados (sim, dados de seis lados, usados nos jogos).

O sistema diceware consiste em abandonar as "passwords" e optar por "frases chave" constituídas por um conjunto de palavras escolhidas aleatoriamente pelo atirar dos dados. O resultado é uma combinação de palavras que não faz qualquer sentido, mas que será bem mais fácil de memorizar do que uma combinação de dígitos aleatórios.

É certo que qualquer pessoa preocupada com a sua segurança digital optará provavelmente por utilizar um gestor de passwords; mas mesmo assim não invalida que se possa desejar ter passwords alternativas que não fiquem dependentes de um programa ou serviço para funcionarem. Embora, também seja de relembrar que nada impede que qualquer pessoa recorra a este sistema dos dados para criar a sua própria frase chave de forma completamente gratuita.

No entanto, ao bom velho estilo da "1 Million Dollar Homepage", por vezes até a ideia mais básica se pode tornar milionária, como eventualmente poderia acontecer com este projecto Diceware Passwords que vende cada password gerada manualmente por 2 dólares (embora não seja provável que tal aconteça... pois para isso teria que gerar 500 mil passwords manualmente, e mesmo que conseguisse fazer uma por minuto e se dedicasse a isso 8 horas por dia, iria demorar mais de 2 anos e meio a cumprir esse objectivo).

1 comentário: