2015/10/17

SpaceIL posiciona-se para receber o XPrize Lunar do Google


Dezenas de equipas em todo o mundo têm trabalhado para tentar fazer chegar um rover à Lua usando apenas investimento privado; e agora a equipa SpaceIL consegue confirmar que tem lançamento marcado, ficando muito bem posicionada para ser aquela que receberá os 20 milhões do prémio.

Quando o Google lançou o Lunar XPrize em 2007, parecia apenas mais um plano louco do Google que teria poucas hipóteses de ser concretizado. O desafio era destinado a equipas privadas, que teriam que fazer chegar um rover à Lua, percorrer um mínimo de 500 metros, e transmitir fotos e vídeo HD de volta para a Terra - tudo isto recorrendo apenas a fundos privados.

Muito mudou numa década, mas quando se pensava que o desafio iria caducar sem candidatos, eis que um apareceu à última hora com a confirmação de ter acordo para o lançamento do seu rover (o prazo terminaria no final deste ano). Com a SpaceIL a ter comprovado este objectivo, o prazo prolonga-se também para as restantes equipas, que assim ganham mais um ano para poderem tratar dos seus lançamentos, mas tendo que chegar à Lua e cumprir os requisitos da missão até ao final de 2017 o mais tardar.

Será um marco importante, uma vez que só os EUA, União Soviética e China alguma vez aterraram objectos na Lua (com a ESA, Japão e Índia a lá terem feito "despenhar" sondas e satélites, quer de forma premeditada, quer acidental.) A primeira equipa privada a lá chegar receberá 20 milhões de dólares do XPrize, mas o segundo classificado conseguirá ainda assim uns apreciáveis 5 milhões de dólares. Vai ser certamente uma "corrida" para seguir atentamente, e esperar que não surjam imprevistos neste regresso à Lua! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)