2015/10/08

SwiftKey Neural usa inteligência artificial para prever o que queremos escrever


Os teclados nos nossos smartphones muito têm evoluído desde o tempo em que o método de escrita T9 era considerado alta-tecnologia; e agora o SwiftKey quer dar um novo passo de gigante, recorrendo à inteligência artificial para prever o que queremos escrever.

O SwiftKey Neural está ainda em fase de testes (mas já disponível para Android, para quem o quiser experimentar) e troca o sistema actual "n-gram" de previsão de palavras por um sistema bastante mais avançado de inteligência artificia com redes neuronais.

O método habitual do SwiftKey, que muitos já considerarão bastante bom, tem por base as últimas duas palavras que escrevemos para nos sugerir a palavras seguinte mais provável. É um sistema que funciona, mas que frequentemente mostra as suas limitações por não ter em conta todo o contexto da frase que se está a escrever. Já o novo sistema com base em redes neuronais, é capaz de analisar toda a frase, completa, e - se tudo correr bem - fazer-nos sugestões bem mais apropriadas e ao encontro daquilo que realmente desejaremos escrever.


Se muitos utilizadores do SwiftKey já vão escrevendo praticamente a barra de espaços, aceitando as previsões e sugestões que o teclado lhes vai dando, facilmente se imagina que com este SwitKey Neural, quase se poderão dar ao luxo de nem sequer olhar para o que o teclado estará a escrever por si.

Daqui por mais alguns anos, será que teremos teclado que ficarão tão treinados com a forma como escrevermos, que poderão começar a dar respostas automáticas às mensagens sem a nossa intervenção? :)


2 comentários: