2015/10/19

Up quer ser um Raspberry Pi com Intel Atom x5


O pequeno Raspberry Pi veio reacender o interesse pela electrónica e demonstrar que era possível ter uma máquina razoavelmente potente a preço ridiculamente baixo, e não faltam aqueles que procuram tentar repetir esta fórmula ganhadora, como este Up.

O Raspberry PI veio mostrar-nos que era possível colocar um "PC" em montes de projectos onde isso anteriormente estava fora de questão devido aos custos a isso associados mas, em contrapartida, a sua arquitectura ARM deixava de fora a possibilidade de correr o Windows (mesmo se agora existe uma versão do Windows para IoT para o RPI2). Com este UP que chega ao Kickstarter, isso deixa de ser um problema, pois temos um micro-computador de tamanho idêntico ao Raspberry Pi, mas que opta por um CPU Intel Atom x5.

O Up usa um Intel Cherry Trail Atom Quad Core x5-Z8300 de 64 a 1.84GHz, 1GB de RAM, 16GB eMMC, 5x USB 2.0, 1x USB 3.0 OTG, Gigabit Ethernet, porta DSI, MIPI (câmara), HDMI, e 40 pinos de I/O (GPIO). Pode correr Windows 10, Linux, e Android 5.0, e funcionar em temperaturas de 0 a 60ºC.

Quando a mim, fica a pecar um pouco por não vir com 2GB  de RAM (algo que poderá ser adicionado caso o projecto consiga angariar mais que o valor originalmente definido); algo que pelos 89 euros pedidos já deveria estar incluído. Se estiverem interessados, as entregas estão prometidas para Fevereiro de 2016 (para Portugal, com os portes, terão que pagar 111 euros, mais as taxas alfandegárias...)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)