2015/10/01

Vodafone sobe upload para 20Mbps no plano dos 200Mbps


Depois de ter duplicado a velocidade para os 200Mbps de download (e mantendo o preço mais barato do mercado) a Vodafone deu uma grande alegria aos seus clientes, que só não era maior devido à velocidade de upload não ter acompanhado a mesma evolução. Mas é algo que a Vodafone está agora a rectificar, passando dos 10 para os 20Mbps de upload.

Ninguém nega que a velocidade de download continua a ser a mais importante para a maioria dos utilizadores, mas também não se pode negar que hoje em dia há cada vez maior necessidade de velocidades de upload mais elevadas. Com a maior dependência na cloud, são cada vez mais os utilizadores que recorrem a backups feitos em serviços online, ou fazem o upload das suas fotos com muitos megapixeis ou vídeos 4K para a web. Era por isso um pouco constrangedor ver que a veloz ligação de 200Mbps era acompanhada por uns anémicos 10Mbps de upload...

Mas a Vodafone tem estado atenta aos pedidos dos seus clientes, e também reconheceu que essa disparidade não fazia sentido, passando agora a velocidade de upload para uns mais aceitáveis 20Mbps.

Esta velocidade de upload ainda não foi anunciada oficialmente mas já está a ser disponibilizada para novas adesões ou activações, e irá sendo actualizada de forma gradual para os clientes existentes ao longo das próximas semanas.



Importa referir que esta mudança se deveu ao feedback dos utilizadores, que levantaram esta questão nos fóruns da Vodafone. Ou seja, quando se tem algo a dizer, não chega ficar a reclamar para si mesmo ou em locais onde a sua voz não seja ouvida; é muito mais proveitoso fazê-lo nos locais onde isso chega aos ouvidos de quem tem competência para fazer mudar as coisas... e como fica demonstrado neste caso, há mesmo operadores que ligam ao que os seus clientes dizem e não os tratam apenas como escravos acorrentados pelas algemas da "fidelização".

14 comentários:

  1. Confirma-se. Fiz a instalação este fim de semana e o upload está a 20MB.

    ResponderEliminar
  2. E eu continuo com ADSL, vivendo a 20 metros da Av. Almirante Reis, no centro de Lisboa. Por outro lado, a Meo já tem fibra na minha zona... Como aquilo da partilha entre os dois, parece não ter avançado muito, acho que vou ser obrigado a despender um valor mensal maior e passar para a Meo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também estou na mesma situação. É pena, porque estou contente com o serviço da Vodafone e não me apetecia mudar. Também não percebo a história da partilha... não se vê qualquer evolução.

      Eliminar
  3. Alguém sabe quanto é que a Meo oferece de upload no pacote de 100Mbits? Eu tinha a impressão que era 10Mbps mas os testes mostram 20Mbps. Alguém confirma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Normalmente são 20 megas, embora não seja oficial (ou pelo menos não era oficial antes)

      Eliminar
  4. Freguesia de Santa Clara - Lisboa mesmo em plena Alta de Lisboa NESTUM!!!

    ResponderEliminar
  5. E depois temos aqueles clientes que te querem enviar um vídeo de unboxing à fantástica velocidade de 1Mbit/s.
    Tal e qual um país a várias velocidades, mas todos a pagar o mesmo ( ou mais)

    ResponderEliminar
  6. Carlos, consegues disponibilizar o link do forum. Como cliente da Vodafone, quero congratula-los pela medida, e para que futuros pedidos no forum ganhem mais “peso” nas decisões de negocio da Vodafone.

    ResponderEliminar
  7. Excelente serviço. Excelente apoio telefónico. Recomenda-se.
    Mesmo ocultando que o valor promocional não inclui box, não interessa, podem ter os canais na mesma via RF. Router com 4 portas a Gb, telefone de design espectacular, downloads e uploads acima do contratado. Awesome :)

    ResponderEliminar
  8. Na verdade já há algum tempo que estavam "catalogadas" essas velocidades (200/20) nesta tabela:

    http://www.vodafone.pt/main/particulares/tv-net-voz/pacotes/detalhes.html

    Se a velocidade de Upload era disponibilizada ou não para todos os clientes, verifica-se pelos relatos que não.

    Sem dúvida na vanguarda... Excelente serviço da Vodafone no ramo fixo, tal como sempre foi no móvel(embora tenha perdido algum destaque).

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. boa tarde, sou cliente vodafone adsl e em breve serei cliente fibra pois já passa lá o cabo , queria saber se ao alterar para fibra o contrato volta para os 2 anos de fidelização .
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não, visto que há pessoas a passar fidelizações em curso de serviços móveis (um Red por exemplo) para o serviço fixo (TV Net Voz) mantendo todos os prazos contratuais iguais independentemente de ser outro serviço. Isto verifica-se desde que os valores sejam equivalentes claro está.

      Há a tal coisa quanto dos equipamentos e mais ainda quanto à instalação se for uma zona RNG (DST Telecom por exemplo).

      Por cá também já marca "A fibra de última geração da Vodafone está a chegar a fibra à sua zona". É um milagre só pode... :)

      Eliminar