2015/10/13

YouTube ganha thumbnails escolhidos por inteligência artificial


A imagem que é apresentada para representar cada vídeo no YouTube tem uma importância fundamental para atrair a atenção dos visitantes e fazer com que fiquem com vontade de ver o vídeo; e agora o Google dá uma ajuda recorrendo aos seus sistemas de inteligência artificial para escolher as melhores imagens possíveis.

Embora seja possível definir uma imagem como thumbnail para um vídeo no YouTube, o processo normal passa pela selecção automática de uma imagem retirada do vídeo, dando-nos também a possibilidade de escolher entre duas outras seleccionadas automaticamente. Quem já tiver feito um upload para o YouTube saberá que essas imagens seleccionadas automaticamente são uma verdadeira "lotaria", tanto resultando em imagens apelativas, como em autênticas aberrações que não se compreendem como foram seleccionadas.

Foi precisamente isso que o Google quis resolver recorrendo a um sistema de inteligência artificial.


Com este novo sistema de selecção de thumbnails para o YouTube, descartam-se imagens que possam estar desfocadas ou não tenham qualquer elemento de interesse, atribuindo-se uma melhor pontuação a imagens correctamente focadas e iluminadas, e que tenham elementos melhor definidos.

Segundo os testes feitos pelo Google, a maioria das pessoas preferiu as imagens seleccionadas por este seu novo sistema de selecção automática de thumbnails - e eu já dou comigo a pensar que este sistema facilmente poderia ser adaptado para criar uma ferramenta de auto-resumo de filmes, condensando uma longa metragem numa sequência das imagens (ou segmentos de vídeo) mais marcantes de todo o filme. Se calhar, é mesmo esse o passo que se segue. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)