2015/11/29

Álbum de música chiptune lançado em "cartucho" para a Famicom


Numa altura em que a música se vai desmaterializando cada vez mais, graças ao streaming e downloads digitais, há quem opte por um verdadeiro regresso às origens, lançando um álbum de música chiptune em cartucho para a Nintendo Famicom (equivalente à NES no resto do mundo).

A música chiptune relembra-nos os velhos tempos das capacidades sonoras limitadas das consolas de outras eras, mas cuja sonoridade marcante continua a ter fãs ainda nos dias de hoje. E é precisamente isso que explica porque motivo a RIKI decidiu lançar este álbum 8BIT MUSIC POWER que contém músicas originais feitas por compositores variados que incluem os criadores das músicas de jogos como o Dig Dug (Yuriko Keino) e o Star Soldier (Takeaki Kunimoto).

Infelizmente, este álbum só estará disponível no Japão e em formato "cartucho" para a Famicom, o que acaba por ser a maior homenagem possível a este género musical (e até inclui alguns mini-jogos lá pelo meio das visualizações das músicas). Melhor que isso, só mesmo lançando um álbum de música tocada via o buzzer do PC, com as suas quase inexistentes capacidades de modulação, e que viesse num floppy disc de 5.25".

... Isto para que o som do próprio drive a ler a disquete pudesse servir de segunda pista sonora à micro-coluna que se tinha a fazer "beeps" no PC.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)