2015/11/16

Android Wear 1.4 ganha suportes para novos gestos do pulso e feedback sonoro


O Android Wear pode ter sido lançado sem muitas funcionalidades, mas o Google parece estar disposto a rapidamente resolver o assunto. Com a versão 1.4 chega o suporte para gestos feitos com o pulso e também o suporte oficial para feedback sonoro.

Não se assustem se começarem ver mais pessoas na rua cheias de "tiques" a abanar freneticamente os braços e pulsos. Com a versão 1.4 do Android Wear chega a possibilidade de usarem novos movimentos feitos com o pulso para interagir com o relógio.

O Android Wear já suportava fazer o scroll entre os cartões informativos rodando o pulso, mas agora existem novos gestos que ampliam a gama de possibilidades. Um dos que poderá ser mais útil (e intuitivo) será o de abanar o pulso para regressar ao mostrador do relógio; mas existem outros que permitem abrir o menu das apps ou realizar as acções pré-definidas com gestos de baixar/levantar o pulso, etc.

Outra das novidades é o suporte para feedback sonoro nos relógios com colunas de som (como o ZenWatch 2 ou o LG Urbane 2), o que é essencial não só para possibilitar a realização de chamadas de voz a partir do relógio, mas também permite que o relógio possa ler tudo o que apareça no ecrã usando-se as opções de acessibilidade, ou dar as respostas faladas às perguntas feitas ao Google.


Aos poucos as coisas lá se vão compondo... mas uma das coisas que continua a faltar seria a medição da frequência cardíaca ao longo do tempo (de 5 em 5 minutos, por exemplo) com integração com o Google Fit.

5 comentários:

  1. E para quando um post com a comparação dos melhor smartwatches do mercado atualmente? Vinha mesmo a calhar, agora com o Natal à porta e para quem, como eu, ainda não sabe muito bem qual a melhor escolha e quer comprar um.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente sugestão... O único problema é mesmo encontrarmos tempo para fazermos tudo o que gostaríamos... :)

      Eliminar
  2. "...mas uma das coisas que continua a faltar seria a medição da frequência cardíaca ao longo do tempo (de 5 em 5 minutos, por exemplo) com integração com o Google Fit..."

    Eu com o meu moto360 uso a aplicação Heart Rate OS2 e já tenho essa funcionalidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas era coisa que deveria estar integrada no sistema de raiz (mesmo que, quem quisesse, usasse apps mais avançadas para o efeito.)

      Eliminar
  3. eu acho k o k falta mesmo é entrar no mercado android wear entre 100 e 150€, sei que mt barato acaba por se ter uma experiencia má, mas eu gostava de experimentar, mas nao me apetece dar no minimo 200€ por um smartwatch. XD

    ResponderEliminar