2015/11/17

Apple manda encerrar F.Lux para iOS


A Apple não gostou de ver o popular utilitário de ajuste de tonalidade de cor F.Lux a contornar a App Store, e mandou os seus criadores acabarem com a versão para iOS.

O F.Lux é um utilitário bastante conhecido, que permite ajustar a tonalidade de cor dos ecrãs de modo a acompanhar o ciclo diurno, contribuindo para que o uso dos ecrãs à noite não tenha um impacto tão adverso no sono.


A app há muito que estava disponível para iOS via jailbreak, mas mais recentemente os seus criadores começaram a dar uso a outro sistema concebido para o teste de apps, em que qualquer pessoa com o Xcode da Apple poderia instalá-la nos seus iPhones/iPads. Uma solução que aparentemente se estava tornar popular ao ponto da Apple vir colocar um ponto final, dizendo que tal não é permitido devido à app aceder a APIs não autorizadas para mudar a tonalidade do ecrã.

Dizem alguns que esta medida será sinal de que a Apple estará a preparar funcionalidade idêntica para uma próxima versão do iOS... e não me admirava nada que assim fosse. Até lá, usar o f.lux em iPhone e iPads só poderá ser feito por quem tiver feito jailbreak.

1 comentário:

  1. No Android há uma app chamada Twilight, que funciona muito bem.

    ResponderEliminar