2015/11/28

Cientistas criam "alumínio transparente"


A ciência parece ter concretizado mais uma das coisas que nos tinha sido apresentada nos filmes de ficção científica: a de ter um material resistente como o metal, mas transparente como vidro.

No filme Star Trek IV, os nossos conhecidos exploradores espaciais regressam à Terra onde têm que nos desenrascar a fórmula do alumínio transparente para se conseguir construir um tanque capaz de transportar uma baleia.

Desde então que muitos cientistas têm tentado criar tal material, surgindo algumas referências de tempos a tempos, mas agora parece que é mesmo a sério, e temos um alumínio transparente que é mesmo aquilo que se pretendia.

Na verdade, este material é um mineral, e tem como grande vantagem ser bastante mais rígido e resistente que qualquer vidro actual. As aplicações podem ser a utilização como vidro blindado, permitindo criar vidros super-resistentes com menos espessura e peso que as múltiplas camadas de vidro "blindado" actual; e claro que também não se poderá deixar de imaginar que, num futuro não muito distante, este alumínio transparente pudesse ser aplicado aos smartphones, de modo a que o receio de partir o vidro com uma queda se tornasse definitivamente uma coisa do passado.

Cá ficaremos a aguardar... e sem dúvida que algumas pessoas já estarão a imaginar testes ainda mais abusivos que os habituais, para ver até que ponto é que este alumínio transparente será mesmo resistente.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Plexiglass é "plástico", não tem nada a ver com este material - nomeadeamente no que diz respeito à sua ausência de resistência aos riscos. :)

      Eliminar