2015/11/27

Como diminuir a luminosidade mínima de um iPhone ou iPad


Se têm por hábito usar o iPhone ou iPad num quarto ou sala às escuras, poderão já ter desejado reduzir ainda mais a luminosidade mínima do ecrã. O que poderão não saber é que isso é possível, recorrendo-se às muitas funções de acessibilidade disponíveis no iOS.

A maior parte das pessoas preocupa-se em saber que o ecrã do seu smartphone ou tablet é o mais brilhante possível, mas poucos se lembram que é igualmente importante não ignorar o outro extremo da escala. Alguns fabricantes já têm disponibilizado modos de ultra baixo brilho nos seus equipamentos, e no caso dos iPhones e iPads isso também é possível, embora obrigue a um pouco mais de trabalho.

Se o vosso iPhone continua a incomodar-vos mesmo com a luminosidade no mínimo, tudo o que têm que fazer é dar um salto às opções de acessibilidade (Settings->General->Acessibility).

Depois vem a parte que não terá grande lógica e esconde a função pretendida da maioria das pessoas: será necessário ir à opção de Zoom. Aqui, temos que activar o Zoom e chamar o menu de configuração com um toque triplo usando três dedos.


É aqui que temos finalmente acesso ao que nos interessa, o modo "Choose Filter" seguido de "Low Light", e também remover o nível zoom para que continue a mostrar o ecrã completo.

Depois bastará associar o modo Zoom ao atalho triple-click do Home Button no Accessibility Shortcut, e sempre que quiserem reduzir a luminosidade do ecrã, em qualquer app que estejam, bastará fazer um triplo clique no home button (e repetir o processo para regressar ao normal).

Seria bem mais simples a Apple permitir o ajuste da luminosidade para níveis mais baixos na secção respectiva, mas penso que tal poderá dever-se a não quererem deixar colocar um nível tão baixo que depois pudesse deixar os utilizadores em ver o que se passa no ecrã. (Ainda assim, não é desculpa para que o modo de brilho automático não pudesse reconhecer um ambiente de escuridão total e ajustar um brilho mais reduzido.)

... Para quem quiser, terá que recorrer a este método do pseudo-zoom com triplo clique.

1 comentário:

  1. Excelente dica! Já tinha tentado até instalar app sem sucesso. Parabéns!!!

    ResponderEliminar