2015/11/29

Formula E Roborace vai por carros sem condutor a competir


O futuro das corridas automóveis parece estar a chegar mais depressa do que se imaginava, com a Formula E a promover a criação de uma Roborace de carros eléctricos sem condutor, a começar já na época 2016-2017.

A Roborace irá desafiar as equipas a criar os algoritmos de condução mais eficientes, pois todas elas irão ter carros absolutamente idênticos. Ora, sabendo-se que a competição automóvel é um campo fértil para desenvolvimentos que depois vão servindo para melhorar a tecnologia automóvel comercial, faz todo o sentido que também no campo dos automóveis sem condutor se faça algo idêntico (embora aqui se fique limitado pela utilização do hardware e sensores que forem disponibilizado a todos.)

Ainda assim, com igualdade de circunstâncias no hardware e sensores disponíveis, é o software que se torna o elemento critico para os carros sem condutores; e vai ser interessante espreitar as tácticas que umas e outras equipas utilizam. Desde já recomendaria contactarem os criadores dos jogos de corridas de automóvel, e que já têm experiência na criação dos sistemas de inteligência artificial que usam nos seus jogos (e que já nos fazem a vida negra nos jogos, quando se começa a subir o nível de dificuldade).

... Só esperemos que não vá ser necessário andar a analisar o código de cada carro, para tentar descobrir "cheat modes" que recorram a tácticas anti-desportivas para deixar os adversários fora de corrida. ;)

2 comentários:

  1. Muito bompara o desenvolvimento tecnológico. Como adepto de corridas, não me agrada retirar o variavel humana na condução das viaturas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa não invalida a outra. São,literalmente, campeonatos diferentes. :)

      Eliminar