2015/11/18

Google Plus renovado fica mais rápido e centra-se nas comunidades e colecções


O Google tem vindo a desintegrar o Google+ desde que Vic Gundotra saiu (foi afastado?) da empresa, e agora apresenta-nos um novo Google+ que vem revelar as intenções que tem para o futuro deste serviço, centrado nas comunidades e colecções.

Longe vão os tempos em que o Google+ tinha direito a lugar de destaque e era promovido como sendo o ponto central de tudo o que fosse relacionado com o Google. O Google terá mudado de ideias (ou constatado que não era obrigando os utilizadores a usar o Google+ que iria atingir os seus objectivos) e desde então tem vindo a retirar muitos dos serviços principais que anteriormente lhe tinham sido associados, como o Google Photos. O que lhe resta então para o futuro?

O Google diz ter ouvido os utilizadores do Google+ e analisado aquilo para que estava a ser utilizado, e chegado à conclusão que aquilo que faz os utilizadores voltarem ao Google+ são as comunidades e as Collections. E é precisamente nisso que este Google+ renovado aposta.

O novo Google+ dá destaque principal a estas duas áreas, e ao mesmo tempo aplica um novo design (material design, como não podia deixar de ser) que procura simplificar a sua utilização (e provavelmente, continuará a desperdiçar montes de espaço, como tem sido tradição a cada remodelação de qualquer serviço do Google).

Ainda mais importante que o aspecto, foram as alterações estruturais feitas ao Google+ que o tornam bastante mais leve e eficiente.


Para se ter uma ideia, a home page do anterior Google+ podia facilmente superar os 20MB(!) e demorar 12s a ser carregada; nesta nova versão a página foi reduzida para 327KB (incluindo imagens) e 3s até ser completamente carregada. É uma diferença substancial - e que esperamos ser o início de uma optimização que se alastre a todos os restantes serviços do Google.

Se quiserem experimentar o novo Google+, bastará darem um salto a esta página (Settings > Manage other apps & activity > Manage Google+ activity) e clicarem na caixa de pesquisa; é tipo um easter egg que activa o novo Google+ enquanto não for finalizado e oficializado.

4 comentários:

  1. Esta aposta nas Comunidades não poderá ser uma sentença de morte para o Google Groups?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos bem que não... A começar logo por uma pequena GRANDE diferença: a de que o Google Groups é acessível a pessoas com qualquer email, enquanto que nas comunidades, tens obrigatoriamente que ter conta Google+.

      E não esquecer que o Google Groups, embora disfarçado pelo interface web estilo forum, continua a ser um serviço de mailing list; coisa muito diferente de qualquer interacção "web".

      Eliminar
    2. Eu conheço bem as diferenças e também espero que isto não seja o início do fim do Google Groups, mas depois do que aconteceu com o Google Reader já não digo nada.

      (ainda que com o fecho do GR eu até tenha mudado para melhor, TT-RSS)

      Eliminar
  2. Gostei muito do que fizeram. Embora desperdiçe mais espaço, tens uma animações semelhantes ao que encontramos nas apps Android e o design está mais elegante.

    Parece que se decidiram a simplificar o G+ e focar-se somente nas Comunidades e Collections. Acho que é uma boa ideia pois são os pontos mais fortes do G+.

    ResponderEliminar