2015/11/16

Microsoft muda de ideias e já não vai correr apps Android no Windows


Depois de ter anunciado que o Windows iria correr apps Android sem que os seus developers tivessem o trabalho de as adaptar para o sistema da Microsoft, surgem agora indicações de que esta capacidade irá ser abandonada.

A MS há muito que nos apresenta o Windows como plataforma universal, mas isso não resolve automaticamente o problema de falta de apps que enfrenta face às plataformas iOS e Android. Daí que uma das suas apostas fosse facilitar a conversão de apps destas plataformas para o Windows, e que no caso das app Android estaria a cargo do Project Astoria - um verdadeiro emulador de Android que permitiria correr apps Android directamente no Windows sem necessidade de recompilações ou modificações.

Mas parece que as coisas não estão a correr bem e o futuro do Project Astoria começa a ser posto em causa. Embora a MS não avance com informações ou explicações, uma das questões poderá ter a ver com a facilitação da pirataria (ao executar directamente APKs Android); enquanto outros dizem que tal se deve a questões técnicas que prejudicam o desempenho do próprio sistema Windows ao emular app Android); sendo que também não se pode ignorar o facto de que, com o Project Astoria os developers deixariam de ter grande incentivo para criarem apps para Windows, limitando-se a fazer uma app para Android que depois poderia ser executada nos Windows.

Sejam quais forem os motivos ou justificações, este retrocesso pode fazer com que tudo volte à estava zero, e a aposta dos developers na plataforma Windows seja feita a um ritmo bastante mais lento... (ou que muitos deles nem lancem versões para Windows, considerando o atraso que leva face ao Android e iOS.)


2 comentários:

  1. Duvido seriamente que alguma vez a Microsoft consiga apanha o Android e Apple no que toca ao mobile. Como é que é possível terem demorado tanto tempo para reagir?... principalmente sendo uma das empresas mais ricas do mundo. Talvez aquela questão do "Continuity" em que um smartphone se transforma num desktop, seja interessante daqui a alguns anos, mas por agora não existe grande vantagem em ter um smartphone windows, a não ser preço baixo (visto que os android <99€ nem deveriam existir de tão maus serem).

    ResponderEliminar
  2. É impressão minha ou ultimamente a Microsoft tem voltado muitas vezes com a palavra atrás?

    ResponderEliminar