2015/11/29

Patente do Google mostra como carros autónomos poderão comunicar com peões


Os carros autónomos podem ser o futuro, mas terão que partilhar as estradas com outros veículos e peões; e o Google também está a trabalhar no sentido dos carros melhor sinalizarem as suas intenções para minimizar o risco de acidentes com estes últimos.

Facilmente conseguimos imaginar um futuro onde nas estradas só circulem automóveis autónomos, com a capacidade de comunicarem entre si de forma a nunca existirem problemas. O mais complicado será lidar com os imprevisíveis peões, e que mesmo com todos os sistemas de segurança e precauções, podem fazer acções inesperadas, mesmo que seja por pura distracção.

Para minimizar potenciais riscos de maus entendidos entre um automóvel autónomo e os peões - por exemplo, vemos um carro sem condutor parado na estrada, será seguro atravessarmos à sua frente? - o Google imagina automóveis equipados com ecrãs e símbolos que possam sinalizar as suas intenções para o exterior.

Alguém que quisesse atravessar a rua, poderia ver a confirmação num ecrã montado no automóvel a indicar que poderia atravessar em segurança; assim como outros condutores em veículos que ainda circulem na estrada poderiam ver sinais apropriados para indicar se o automóvel estaria a ceder passagem e a aguardar a acção do condutor humano, ou se tomava a iniciativa de seguir antecipadamente.


... Facilmente se imagina que quando estes ecrãs não estivessem a ser usados para dar estas indicações, certamente seria postos em uso a passar publicidade do Google. ;)

2 comentários:

  1. E que tal depois hackear estes ecrãs e pôr a passar uns filmes... ;)

    ResponderEliminar
  2. E que tal depois hackear estes ecrãs e pôr a passar uns filmes... ;)

    ResponderEliminar