2015/11/28

Windows Phone Internals permite criar custom ROMs para Windows Phones


Os Windows Phone não têm ganho a popularidade que a Microsoft desejava para fazerem frente ao Android e iOS, mas agora poderá tornar-se mais atractivo entre o grupo dos utilizadores que gostam de mexericar nos seus smartphones graças ao surgimento destes Windows Phone Internals que permite criar ROMs modificadas para alguns Lumia.

No campo do iOS temos o jailbreak, no campo do Android temos as centenas ou milhares de variedades de ROMs disponíveis (e onde praticamente qualquer um pode cozinhar uma ROM modificada à sua medida, mesmo sem ter grandes conhecimentos). No entanto, isso era algo que estava ausente da plataforma Windows Phone... até agora.

O Windows Phone Internals (WPI) é uma ferramenta criada por uns dos developers de longa data do XDA, Heathcliff74, e que permite desbloquear o bootloader nalguns smartphones Lumia de modo a que se possam gravar firmwares alternativos e ter acesso root. Significa isto que será possível ter total controlo sobre o equipamento, quer seja para aceder a funções a que não se deveria ter acesso, ou implementar funções que a MS não aprovaria pelos canais oficiais - daqui por mais uns tempos, significa até que se poderá começar a ver versões de Android a correr nalguns Lumia... ou... muitas outras maluquices que vierem a surgir por parte da comunidade.

Bem que a Microsoft se poderia ter adiantado a este WPI e permitido este acesso de forma "oficial", sempre com as devidas advertências de que andar a mexer no firmware não é algo recomendável - mas ainda assim dando essa possibilidade a quem o quisesse fazer.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)