2015/12/07

Censys quer manter um mapa actualizado diariamente de tudo o que está ligado à Internet

Os motores de busca já nos permitem encontrar sites que contêm as informações que pretendemos; e agora temos este Censys que quer ser o motor de busca para todas as máquinas ligadas à Internet.

Este tipo de mapeamento que nos mostra (quase) tudo o que está ligado à internet já foi feito anteriormente, mas o problema é que a escala de tal trabalho significa que são necessárias semanas (ou até meses) para que se possa compilar essa informação... a não ser que se tenha acesso a uma infraestrutura capaz de acelerar este processo.

Este Censys é um projecto que agora conta com a ajuda do Google, e que assim consegue manter uma mapa da internet actualizado diariamente. O serviço consegue, em poucas horas, contactar mais de 4 mil milhões de endereços IP e recolher toda a informação possível sobre cada um deles: como portas abertas, protocolos que aceitam, etc.

É esta informação que recentemente permitiu identificar vulnerabilidades em dispositivos que reutilizavam chaves de segurança; e permite que no caso de se descobrir uma vulnerabilidade num certo dispositivo (como uma câmara de vigilância de uma certa marca) rapidamente se descubram quantos estarão em risco por estarem visíveis a toda a internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)