2015/12/11

Disney tenta remover foto de boneco do Star Wars da Internet (... e falha)


Estamos a menos de uma semana da estreia do novo filme Star Wars: The Force Awakens, e tudo parece valer para tentar impedir que se descubram o que nele irá acontecer - incluindo tentar impedir que uma foto de um dos bonecos do seu merchandise se espalhasse pela Internet.

Esta semana, os criadores de um podcast de longa data chamado "Star Wars Action News" dedicado à temática do Star Wars e seus artigos coleccionáveis, depararam-se com a inesperada oportunidade de comprarem um dos bonecos que vai acompanhar o novo filme, com a personagem da nova protagonista feminina "Rey". O mesmo só deveria ser posto à venda na data de estreia do filme, mas estava em exposição e à venda no Walmart; e não desperdiçaram a oportunidade.

O problema é que pouco depois de terem colocado a foto do boneco na sua página do Facebook, a mesma foi alvo de uma queixa DMCA por parte da Disney, com o Facebook a remover o conteúdo supostamente "ilegal"... o que não fazia muito sentido, tratando-se de um produto que foi comprado legalmente numa loja - e que, a haver qualquer problema, deveria ser tratado entre a Disney e a Walmart que vendeu o boneco antes da data suposta. A reacção dos criadores do podcast até foi moderada, não pretendendo angustiar as empresas que acabam por ser indispensáveis para o seu podcast; mas muitos outros ficaram indignados com tal posição, começando a espalhar a imagem por toda a internet - e muitos deles sendo alvo de novas queixas e exigências de remoção das imagens.

Exigências essas que, como facilmente se compreende, se revelavam infrutíferas... com a imagem a tornar-se viral e a publicidade negativa a servir apenas para a fazer chegar a ainda mais pessoas. Entretanto, a Disney percebeu que se tratava de uma batalha perdida e não valia a pena entrar em guerra directa com os fãs mais fervorosos do universo Star Wars (nem que fosse para não por em risco alguma mega campanha de boicote que manchasse a estreia deste filme que já conta com o recorde de pré-venda de bilhetes) e suspendeu os pedidos de DMCA para remoção da imagem.


Na verdade, a Disney acaba por ter uma atenuante em toda esta situação, pois parece que na caixa do boneco há elementos que permitirão aos fãs saber "demasiado" sobre o filme que aí vem, e que os produtores desejavam manter em segredo até à data de estreia. Portanto... tenham cuidado com a curiosidade de querer ver a imagem em questão... que está já a seguir, em tamanho reduzido para que não estrague nenhuma surpresa... a não ser a quem não se importar com essas coisas e clicar nela para a ver em grande (depois não se queixem de spoilers nem venham estragar a surpresa a outras pessoas nos comentários! ;P)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)