2015/12/31
Gracenote Dynamic EQ aplica equalização optimizada para cada música
O ano de 2016 vai ser acompanhado por música de maior qualidade, pelo menos nos automóveis que forem equipados com o sistema Dynamic EQ da Gracenote, que aplica uma equalização optimizada e feita especificamente para o estilo de cada música.
A maioria dos sistemas de som disponibiliza uma qualquer forma de equalização para "afinar" o som ao nosso gosto (lembram-se dos tempos em que também eram populares os DSPs que aplicavam efeitos de estádio, teatro, e até de uma casa de banho? - Alguém há-de, um dia, tentar explicar-me para que raio serviria aquele efeito em aplicação prática.) Mas o problema é que diferentes estilos de música pedem diferentes equalizações, e é precisamente aí que entra este Dynamic EQ da Gracenote.
A Gracenote é a empresa que detém uma das maiores (provavelmente a maior) base de dados musical, sendo usada por inúmeros serviços e marcas para fazer coisas como apresentar os nomes das músicas quando inserem um CD no leitor; ou para fazer o reconhecimento das músicas com base numa amostra de poucos segundos. E agora, expande a utilização dessa identificação de músicas para a área da aplicação de equalizações optimizadas para cada música.
Ou seja, quando o sistema reconhece que se está a ouvir música clássica aplicará uma determinada equalização, mas se de seguida ouvirem uma música rock a equalização ajustar-se-á automaticamente, e isso para toda e cada música que se ouvir.
A tecnologia da Gracenote é usada por marcas automóveis como a Ford, BMW, Tesla, etc. sendo de esperar que passem a utilizar este Dynamic EQ nos seus veículos num futuro próximo (ou até, que venham a disponibilizar actualizações que adicionassem esta capacidade nos veículos já existentes... mas parece-me melhor não contar muito com isso, a não ser talvez no caso dos Tesla, que tem tradição a nível de actualizações para melhorar o veículo.)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)