2015/12/19

NASA está à procura de astronautas e aproveita as deixas do Star Wars


A NASA está à procura de astronautas, e não há como não evitar deixar a nossa memória iludir-se um bocado com essa possibilidade de fazer parte do grupo restrito de pessoas que teve o privilégio de ver o nosso pequeno planeta lá do alto, numa perspectiva que certamente transforma todos os que têm possibilidade de a ver.

Quem é que, durante a sua infância, não passou por uma fase em que desejava ser astronauta? (Se não for o vosso caso, devia! :) Para alguns sortudos, esse desejo pode tornar-se realidade, mas infelizmente ainda não será desta que poderemos ter um português no espaço, pois um dos requisitos para as candidaturas é ter cidadania norte-americana.

A NASA nem sequer deixa escapar a recente onda de euforia que rodeou a estreia do novo filme do Star Wars, e avança com 7 motivos pelo qual os interessados se deverão candidatar; e entre as quais encontramos coisas como, ser "o escolhido" (serão seleccionados apenas uma meia-dúzia entre muitos milhares de candidatos); ter a oportunidade para visitar galáxias "far, far away" (por enquanto não tão distantes assim, mas pronto); ter companheiros robóticos; ter colegas de trabalho de confiança nos quais poderão (terão que) confiar a sua vida; etc.

Em termos de ordem mais prática, descobrimos que o ordenado de astronauta se situa entre 66 mil e 144 mil dólares anuais; ter graus académicos em áreas como engenharia, biologia, matemática, etc; experiência de trabalho ou pilotagem (de vários anos); passar os testes físicos; e ter um corpo com as medidas dentro dos parâmetros aceitáveis para caber num fato de astronauta.


... Talvez um dia também por cá abram candidaturas idênticas para mandar uns Portugueses para explorar o espaço, como noutros tempos fizemos com os oceanos. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)