2015/12/18

Netflix já pode ser visto no Firefox em Windows sem plugins


A Netflix deu uma excelente prenda de Natal aos utilizadores que usam Firefox. Aartir de agora já poderão ver filmes e séries no seu browser usando video HTML5 e sem necessidade de plugins extra.

Uma das promessas do HTML5 era a possibilidade de se ver vídeo sem necessidade de plugins proprietários; uma coisa que se tornou bem mais complicada de passar à prática devido aos codecs e sistemas de DRM que uns exigiam mas que outros não queriam seguir. A Mozilla foi uma das empresas que bateu o pé e se recusou a implementar DRM... mas que por final lá foi obrigada a fazê-lo, sob pena de ficar para trás neste tipo de serviços.

Isto permite que o Netflix passe a funcionar no Firefox em Windows, usando o Adobe Primetime Content Decryption Module (CDM), sem a necessidade de instalação de plugins adicionais (como o defunto Silverlight). Tal como já acontecia para os utilizadores do Chrome, Safari, IE e Edge, também os utilizadores do Firefox passam a poder simplesmente dar um salto até à página do Netflix nos seus browsers e começar a ver vídeos sem requisitos extra.

Por agora isto limita-se ao Firefox para Windows, mas a Mozilla diz que em 2016 pretende expandir o uso o Primetime CDM às versões do Firefox para outros sistemas operativos - o que faz antever que também os utilizadores de Firefox em Linux possam ter igualdade de tratamento no acesso ao Netflix no seu browser favorito.

1 comentário: